Quebre os grãos do feijão em um moedor, de forma que ele seja partido e a casca solte mais fácil, sem que fique moído.
Coloque de molho em uma vasilha todo o feijão, com o dobro de sua medida de água. Deixe o feijão na água por até 10 minutos, sempre esfregando os grãos com as mãos para ir soltando a casca e, em seguida, passe uma peneira na água para retirar as cascas que ficarem boiando. Se necessário, troque a água durante o processo para ir eliminando os resíduos e mantendo os grãos hidratados.
Depois de descascado, passe o feijão na peneira para eliminar a água e, então, passe os grãos no moedor novamente. Leve este feijão moído à geladeira.
Bata no liquidificador o amendoim, castanha de caju, uma cebola, um punhado de coentro, o gengibre, 1 dente de alho, 1 punhado de camarão, sal a gosto e água para formar a base de temperos do vatapá e do caruru. Reserve metade desta mistura e mantenha a outra metade no liqüidificador.
Para fazer o vatapá, adicione à mistura que ficou no liquidificador o pão francês picado e água para formar uma pasta, bata e depois passe para uma panela, leve ao fogo, adicione 1 xícara do azeite de dendê e mexa constantemente até que comece a soltar das bordas da panela. Quando ferver, adicione o leite de coco e deixe cozinhar.
Para fazer o caruru, pique o quiabo em pequenos pedaços, leve ao fogo em uma frigideira e adicione a outra metade da mistura (aquela metade que foi separada quando batemos inicialmente no liqüidificador) junto com 1/2 xícara de azeite de dendê. Não mexa muito para o quiabo não soltar a baba. Deixe cozinhar até que a baba diminua.
Em uma panela com 1/2 xícara de azeite de dendê, cozinhe 1 dente de alho picado ou socado e o restante do camarão, quando secar um pouco, adicione um punhado do coentro picado. Reserve.
Em uma tigela, misture 2 tomates picados sem sementes, um punhado de coentro picado e uma pitada de sal. Reserve.
Bata duas cebolas picadas com um dente de alho e um pouco de água até virar uma pasta aquosa. Adicione essa pasta aquosa de cebola ao feijão moído e acrescente sal. Misture com as costas de uma colher em movimentos circulares para aerar a massa, quando estiver pronta, a massa deve ficar branquinha, o que pode levar de 30 a 40 minutos.
Quando a massa estiver pronta, molhe uma escumadeira para que a massa não grude, recolha um pouco da massa, moldando-a na colher e frite em óleo quente. Na panela, coloque também uma cebola furada para fritar junto, o que impede que o óleo frite o dendê.
Depois de fritos, corte os bolinhos do acarajé ao meio, sem separar totalmente a parte superior e inferior da massa e recheie com vatapá e o caruru. Finalize com o camarão e a salada de tomate.
Para finalizar, acrescente pimenta malagueta a gosto.