No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 8 minis bolos (bolos individuais)
      Tempo de preparo: 25 minutos
      Tempo inativo: 2 horas e 45 minutos
      Tempo de cozimento: 40 minutos
      Tempo total: 4 horas (inclui o tempo de resfriamento e refrigeração)
      Dificuldade de preparo: Difícil

Bolo Crocante Individual 

Ingredientes

Para o Bolo de Banana:

  • Spray de cozinha antiaderente (para untar)
  • 1/2 xícara (1 tablete) de manteiga sem sal, além de mais 2 colheres de sopa
  • 1 3/4 de xícara de farinha de trigo para panificação
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal kosher
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 1/2 xícara de açúcar mascavo, aperte bem o açúcar dentro da xícara para caber mais
  • 2 ovos grandes
  • 1 1/2 xícara de purê de bananas maduras
  • 115 g de sour cream
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha do Taiti

 

Para o buttercream de chocolate ao leite:

  • 2 1/2 xícaras (5 tabletes) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 3 colheres de sopa de leite integral
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha do Taiti
  • 225 g de açúcar de confeiteiro; peneire após medir
  • 255 g de chocolate ao leite, derretido
  • 85 g de chocolate meio amargo derretido

 

Para o crocante de caramelo:

  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de glucose de milho light
  • 1/2 xícara de heavy cream
  • 1 xícara (2 tabletes) de manteiga sem sal, cortada em cubos
  • Açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Modo de preparo

Para o bolo de banana:

Preaqueça o forno a 160 ºC. Forre uma assadeira de bordas baixas de 30 x 45 cm com papel manteiga e unte com o spray antiaderente para cozinha. Forre uma bandeja ou outra assadeira com papel manteiga.

 

Em uma panela média, aqueça a manteiga, até dourar. Você verá pequenas manchas de cor ferrugem flutuar e a manteiga irá ficar espumosa quando estiver pronta. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

 

Em uma tigela grande, coloque a farinha, o fermento em pó, o sal, o bicarbonato de sódio e, usando um batedor de arame, misture. Reserve.

 

Adicione o açúcar mascavo, os ovos à tigela de uma batedeira equipada com o batedor em formato de globo e misture em velocidade média por 30 segundos.

 

Em outra tigela média, junte a manteiga dourada, as bananas, o sour cream, a baunilha e misture, em seguida, adicione a mistura de ovos e misture mais um pouco até combinar; use batedor de arame para misturar.

 

Adicione os ingredientes secos á tigela da batedeira e bata em baixa velocidade apenas até os ingredientes se misturarem.

 

Despeje a massa na assadeira de bordas baixas preparada. Asse, por 15 a 18 minutos, na metade do tempo vire a assadeira 180 graus; continue assando até que o bolo fique levemente dourado e ao inserir um palito no centro do bolo, ele saia limpo.

 

Deixe o bolo esfriar completamente e leve o bolo à geladeira, por 1 a 2 horas. Desenforme o bolo gelado sobre uma superfície plana e use um cortador de biscoitos redondo de 6cm para cortar 24 círculos iguais. Coloque as rodelas de massa na assadeira preparada, cubra até estar a hora de montar e gelar.

 

Para o buttercream de chocolate ao leite:

Adicione a manteiga à tigela de uma batedeira, com o batedor em formato de pá e bata em velocidade baixa, até ficar lisa, brilhante e livre de caroços (mas não fofa).

 

Acrescente o leite, a baunilha e bata para incorporar.

 

Adicione metade do açúcar de confeiteiro e bata novamente para incorporar. Adicione o resto do açúcar e misture em baixa velocidade até ficar homogêneo.

 

Adicione o chocolate ao leite, o chocolate meio amargo e bata em velocidade média até que esteja totalmente incorporado; raspe as laterais da tigela à medida que bate.

 

Para o crocante de caramelo:

Preaqueça o forno a 160 ºC. Coloque um tapete de silicone limpo em outra assadeira de 30 por 45 cm.

 

Em uma panela de fundo pesado, coloque o açúcar, o xarope de milho e o heavy cream. Deixe mistura ferver, no fogo médio; não misture. Adicione a manteiga e comece a mexer até que o caramelo fique com cor de manteiga de amendoim.

 

Despeje imediatamente sobre a assadeira preparada e asse, por 10 a 12 minutos, até que o caramelo fique com uma cor âmbar profunda e espalhe uma camada fina na assadeira. Deixe esfriar, então corte em pedaços pequenos que serão fáceis de mastigar.

 

Para montar os bolos individuais (mini bolo):
Encha um saco de confeiteiro com um pouco do buttercream de chocolate ao leite.

 

Cubra duas rodelas de bolo (que foram cortadas com o cortador de biscoitos) com o buttercream e cerca de 2 colheres de chá do crocante de caramelo picado. Coloque uma rodela em cima da outra e cubra com uma terceira rodela (sem cobertura), formando assim o mini bolo.

 

Enrole o mini bolo de formato cilíndrico em filme plástico. Repita o mesmo procedimento com as rodelas de bolo restantes. Leve ao congelador, por cerca de 30 minutos, até que o buttercream firme.

 

Coloque um mini bolo em um suporte de bolo giratório e cubra-o completamente com o buttercream. Com uma espátula de confeiteiro pequena, iguale as superfícies do mini bolo e decore com o buttercream com o padrão da sua escolha.

 

Cubra cada mini bolo com o crocante de caramelo picado em pedaços bem pequenos e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

 

Equipamentos Especiais: Duas assadeiras de bordas baixas de 30 por 45cm, uma batedeira equipada com um batedor no formato de globo, um cortador de biscoitos redondo (0,5 cm), um tapete de silicone, um saco de confeiteiro, um suporte de bolo giratório e uma espátula de confeiteiro pequena.

 

Nota do chef: Esta receita foi fornecida por um chef, restaurante ou profissional de culinária e não foi testada para uso doméstico.



Mais receitas do programa




Mais receitas


©2018 Discovery Networks International. All rights reserved.