Receitas

Branzino com Ervas e Tangerinas

Ver todas as receitas Giada em Casa (Giada at Home) , por
Episódio: Natal Italiano
Rendimento 2 a 4 porções
Tempo Ativo 40 minutos
Tempo de preparo 5 minutos
Tempo inativo 5 minutos
Tempo de cozimento 30 minutos
Tempo total 55 minutos
Dificuldade de preparo Intermediário

Ingredientes:

  • Spray de cozinha antiaderente (para untar)
  • Dois branzinos de 570g cada, eviscerado e escalado
  • 1 1/4 de colher de chá de sal kosher
  • 1/2 colher de chá de grãos de pimenta-do-reino, moída na hora
  • 2 tangerinas ou 2 laranjas pequenas
  • 4 raminhos de orégano fresco, além de 1/2 colher de chá de orégano, picado
  • 4 ramos de alecrim fresco
  • 1/4 de xícara de azeite extra virgem, além de mais 1 colher de chá
  • 1/4 de colher de chá de mostarda Dijon

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200 graus C. Unte uma assadeira com spray de cozinha antiaderente.

Seque o peixe usando toalhas de papel absorvente, com pequenas batidinhas. Faça dois cortes superficiais e na diagonal, na pele de cada lado do peixe branzino. Tempere cada branzino por dentro e por fora com 1/2 colher de chá de sal e 1/4 de colher de chá de pimenta.

Fatie 1 tangerina, transversalmente, em 8 rodelas (descarte quaisquer sementes). Corte ao meio e esprema a outra tangerina para obter 1/4 de xícara de suco. Recheie a cavidade de cada branzino com a tangerina fatiada, os raminhos de orégano e o alecrim. Feche a barriga, em torno do recheio, e amarre levemente com um pedaço de barbante de açougueiro para ajudar a segurar o recheio dentro do peixe.

Aqueça uma frigideira grande resistente ao forno, em fogo médio-alto. Adicione 2 colheres de azeite e agite para cobrir todo o fundo da panela. Coloque um de cada vez, na panela e deixe-o selar, durante 3 minutos, pressionando suavemente para assegurar que sele e fique crocante por igual.

Reduza o fogo para médio e cozinhe, por mais 1 a 2 minutos, até que o primeiro lado fique tostado/dourado e crocante, em seguida, vire o peixe e repita do outro lado, por mais 4 minutos, até que o peixe fique dourado e crocante. Transfira o peixe para a assadeira untada.

Adicione mais 1 colher de sopa de azeite na panela e repita o mesmo processo com o outro peixe.

Coloque a assadeira no forno e cozinhe, por cerca de 8 minutos, até que os peixes estejam cozidos. Retire o peixe do forno e descarte o barbante. Deixe o peixe descansar por 4 minutos.

Enquanto o peixe descansa, coloque em uma tigela pequena, a mostarda Dijon, o orégano picado, o suco de tangerina, 1/4 de colher de chá de sal e 4 colheres de chá de azeite. Enquanto o peixe ainda está quente, regue-o com o vinagrete. Sirva.

Anterior Próxima