No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 7 pessoas
      Tempo de preparo: 15 minutos
      Tempo de cozimento: 30 minutos
      Tempo total: 45 minutos
      Dificuldade de preparo: Intermediário

Filé Mignon no Pano

Ingredientes

  • 1 peça de filé mignon de novilho com cabeça e sem cordão
  • Trapo (pano para cozinhar – 100% de algodão)
  • 300 ml de vinho tinto
  • Sal em grandes quantidades (7 copos)
  • 7 colheres de sopa de alecrim
  • Pimenta-do-reino branca ou preta
  • 7 colheres de chá de alho desidratado

Modo de preparo

Tente utilizar um pano que seja 100% algodão, coloque-o em uma assadeira e adicione o vinho para umedecer, você pode usar vinho tinto ou branco, à sua escolha. Deixe o pano bem úmido, de modo que ao entrar em contato com o fogo, ele não queimará muito rápido.

 

Uma vez que o tecido está pronto retire-o da assadeira e abra-o sobre uma mesa. Coloque uma grande quantidade de sal para cobrir metade do pano.

 

Por cima do sal, espalhe o alecrim, a pimenta-do-reino branca ou preta e o alho desidratado. Em seguida, coloque o filé mignon por cima da camada de sal e temperos.

 

Repita este processo, mas de forma inversa. Ou seja, comece a temperar, colocando alecrim, a pimenta e o alho desidratado. Adicione uma grande quantidade de sal novamente, cobrindo todo o filé mignon, de modo que tudo esteja bem coberto.

 

Usando ambas as mãos, enrole o pano com o filé; cuidado para que nenhum tempero escape pelas laterais.

 

Depois de enrolar, amarre o filé mignon, neste caso, usando a técnica do bordado. Pegue um fio de algodão, e comece com um bom nó, em uma das pontas do pano. Em seguida, faça um círculo com o fio e passe-o por debaixo do filé e por toda a volta, a cerca de 4 cm da ponta e aperte.  Repita este processo, por todo o filé enrolado no pano, de modo que esteja firmemente preso.

 

Esta receita é feita diretamente na grelha (na brasa), portanto, coloque o filé enrolado no pano na grelha e deixe por cerca de 20 minutos de cada lado.

 

Uma vez pronto, retire o filé do pano e coloque em um prato ou uma assadeira, nunca em uma tábua de madeira, pois pode ela poderá queimar. Aperte bem o filé mignon, até que as camadas se quebrem, retire toda a parte queimada e simplesmente deixe o filé.

 

Termine, limpando, e removendo o excesso de sal.

 

Deixe descansar por pelo menos 5 minutos.



Mais receitas do programa




Mais receitas por