Para a Salmoura:
Para começar, use uma faca e um martelo para abrir as costelas de porco.
Antes de pendurá-lo na cruz, você deve temperá-lo e para isso, fazer grandes incisões até chegar ao meio do pernil/quartos. Adicione sal em abundância, a pimenta, o alho, o alecrim fresco e coloque-os bem no fundo. Repita o processo no resto dos quartos. Finalmente umedeça a carne de porco com a cerveja e jogue uma pitada de sal.
Uma vez temperado, leve-o até a cruz. No nosso caso, você usará cerca de 7 fios para poder segurá-lo, um em cada quarto/perna, outro para a cabeça e mais dois para amarrar o corpo. Uma vez bem seguro, pendure-o pelas traseiras e deixe-o a um metro e meio do fogo.
Quando você terminar de pendurá-lo, você pode começar a pincelar toda a parte da pele com o azeite e espalhá-lo com a mão, desta maneira, ele dourará melhor e ficará mais saboroso.
Depois de 7 horas, gire a carne de porco e deixe-a dourar por cerca de 2 a 3 horas. Após estas últimas horas, o porco estará pronto para ser cortado e servido.
Para a Salmoura:
Para a salmoura, você deve começar colocando no caldeirão, água e sal.
Para cada 1 litro de água, adicione 100 gramas de sal, os dentes de alho, os grãos de pimenta, o tomilho ou o alecrim, a páprica e os grãos de mostarda. Mexa e leve-o ao fogo até ferver, até que todo o sal dissolva e os sabores se misturem. Uma vez pronto, coloque em algumas garrafas e depois jogue-a sobre o porco. Desta forma, você poderá temperá-lo.