Receitas

Mil Folhas Salgado

Ver todas as receitas
Rendimento 10 porções
Tempo de preparo 30 minutos
Tempo inativo 900 minutos
Tempo de cozimento 30 minutos
Tempo total 960 minutos
Dificuldade de preparo Difícil

Ingredientes:

Para a Massa Folhada

  • 180 ml de água
  • 14 gramas de sal
  • 400 gramas de farinha (melhor se usar 150 gramas de farinha normal e 250 gramas de farinha para pão)
  • 60 gramas de manteiga sem sal
  • 340 gramas de manteiga sem sal (de preferência com 85% de gordura e extra seca)

Para o Mousse de Queijo de Cabra

  • 350 gramas de creme de leite fresco
  • 200 gramas de queijo de cabra (bem molinho)
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Pimenta rosa

Modo de preparo:

Para a Massa Folhada

Comece misturando a água com o sal. Depois acrescente a farinha e os 60 gramas de manteiga. Amasse até obter uma massa homogênea, então pare de amassar para não desenvolver o glúten. Faça um quadrado de 16×16 cm com a massa. Embale em plástico filmes e leve para gelar por 4 horas ou de preferência até chegar a 14°C.

Coloque um pedaço de plástico filme na mesa, coloque as os 340 gramas de manteiga por cima do plástico filme e outro pedaço de plástico filme por cima da manteiga. Isso vai facilitar para que você abra e deixe a manteiga com 16x16cm. Ver o vídeo facilita o entendimento.

Plastifique a manteiga e leve para a geladeira para gelar até 14°C. Quando a massa e a manteiga chegarem a 14°C, você vai abrir a massa com 36x16cm com a ajuda do rolo de abrir massa. Colocar um pouco de farinha na mesa ajuda a abrir a massa, mas ao mesmo tempo não pode colocar muito para a farinha não ficar seca.

Coloque a manteiga no meio e feche a massa como um presentinho. E deixe a parte da massa que tem a borda aberta virada para você. Coloque mais um pouco de farinha na mesa e abra a massa com pelo menos 50 cm de comprimento. Tire o excesso da farinha com o pincel e dobre a massa. Dobra o primeiro terço da massa ate o meio e a outra parte por cima dela. Vire a massa novamente com a abertura de frente pra voce  e comrvce a abrir novamente com 50cm e leve para gelar por 4 horas ou até chegar a 14°C. Repita este passo 3 vezes. Sendo assim, você terá aberto sua massa 6 vezes.

Nesse ponto a massa estará pronta e a espessura da sua abertura vai depender da receita. Para a receita de Mil Folhas salgado por exemplo, abra a massa com 2,5mm de espessura e corte com cortador em forma de flor.

Coloque os pedacinhos de massa em uma fôrma, por cima de um papel manteiga. Normalmente se assa essa massa depois de ter levado para o congelador por 10 minutos e então coloca-se em forno pré-aquecido a 160°C por 30 minutos ou até que a borda fique dourada.

Quando colocar para assar, não esqueça de colocar uma outra folha de papel manteiga por cima da massa e por cima da folha coloque uma grelha, que vai ajudar sua massa folhada a não crescer muito.

Tire a massa do forno e espere esfriar. Você não pode montar seu mil folhas com a massa quente. Depois de fria coloque o mousse em um saco de confeiteiro com um bico redondo tamanho 10.  Comece com um pedaço da massa na base, depois recheie com o mousse, depois cubra com mais uma passa, mais recheio e por ultimo coloque mais um pedaço da massa.

Coloque uma folha de manjericão e um pedaço de tomate seco por cima de todos para decorar.

Para o Mousse de Queijo de Cabra

Comece batendo o creme de leite fresco em ponto de chantili intermediário, nem muito duro nem muito mole. Acrescente um terço do chantili no queijo de cabra e mexa bem. Depois acrescente os outros dois terços e mexa delicadamente para não perder o ar. Reserve na geladeira.

Anterior Próxima