Receitas

Mini Canelé de Baunilha

Ver todas as receitas Doces Lugares (Unique Sweets)
Episódio: Fofo e Doce
Rendimento 25 canelés
Tempo de preparo 10 minutos
Tempo inativo 24 horas e 30 minutos
Tempo total 26 horas e 25 minutos (inclui tempo de repouso e resfriamento)
Dificuldade de preparo Intermediário

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de manteiga com sal estilo francês ou europeu
  • 1 1/4 de xícara de leite semidesnatado (2% de gordura)
  • 1 fava de baunilha
  • 1/2 xícara de farinha de trigo, peneirada
  • 1/2 xícara de açúcar, além de mais 2 colheres de sopa extra
  • 1 ovo inteiro grande, além de mais 1 gema
  • Manteiga ou spray antiaderente
  • Raspas de 1 limão-taiti, limão-siciliano ou laranja (opcional)

Modo de preparo:

Corte a manteiga em pequenos pedaços e coloque em uma panela grande, juntamente com o leite; misture. Divida a fava de baunilha em 2 pedaços, raspe a baunilha e adicione-a à panela. Coloque a panela em fogo baixo e cozinhe, mexendo regularmente com uma colher de pau até que a manteiga derreta e o leite comece a borbulhar em volta das bordas (não deve ferver).

Em uma tigela grande, coloque a farinha, o açúcar, o ovo, a gema e misture, mexendo cuidadosamente antes de adicionar cada ingrediente. Despeje lentamente a mistura de leite quente, mexendo com delicadeza com uma grande espátula de silicone.

Deixe a massa esfriar à temperatura ambiente, por cerca de 10 minutos. Coloque na geladeira por 24 horas.

Preaqueça o forno a 250ºC. Pulverize o interior de cada fôrma de canelé com o spray de manteiga, depois coloque no congelador por 5 minutos para a manteiga endurecer.

Se você escolher saborizar o seu canelé, adicione um pouco de limão-taiti, laranja ou limão-siciliano à massa, neste momento da receita.

Encha 3/4 de cada unidade da fôrma de canelé com a massa, deixando um espaço de 0,5 cm na parte superior. Asse os canelés por 4 minutos, em seguida, abaixe a temperatura do forno para 182 graus C e asse, por mais 56 minutos, até dourar.

Retire as fôrmas do forno e, imediatamente, coloque-as sobre uma grelha ou grade para esfriar. Deixe esfriar, por 10 a 15 minutos, até chegar à temperatura ambiente. Sirva.

Equipamento especial: 2 fôrmas de canelé com 18 unidades cada.

Nota do Cozinheiro: Esta receita foi fornecida por um chef, restaurante ou profissional de culinária e não foi testada para uso doméstico.

Anterior Próxima