Rale as cebolas; use um processador de alimentos equipado com o ralador. Coloque a cebola ralada em cima de um prato forrado com papel toalha e, usando o papel toalha, esprema o excesso de líquido. Reserve.
Rale as batatas no processador de alimentos, em seguida, coloque-as em cima de um prato forrado com papel toalha e, usando o papel toalha, esprema o excesso de líquido. Para obter melhores resultados, deixe descansar em uma peneira, por 30 minutos, para secar completamente.
Adicione as batatas às cebolas. Em seguida, adicione o ovo, 4 colheres de sopa de farinha, 1 colher de chá de sal e 1/4 de colher de chá de pimenta. Misture bem para combinar. Esprema um punhado da mistura; se as batatas não se unirem, adicione um pouco mais de farinha, 1 colher de sopa de cada vez, até que elas se unam.
Aqueça 2,5cm ou mais de óleo, em uma frigideira grande, no fogo médio-alto.
Use duas colheres de sopa para formar (aglutinar) as panquecas.
Em uma colher, coloque a mistura e use o fundo da outra colher para dar formato às batatas na primeira colher.
Deslize as panquecas de batata (já moldadas) no óleo quente; coloque cinco ou seis de cada vez, cuidado para não colocar muitos de uma vez na frigideira. Frite, por 3 minutos, até o fundo ficar dourado. Com uma espátula ou pinça, vire as panquecas; cozinhe o segundo lado, por mais 2 a 3 minutos. até dourar,
Retire-as da frigideira e coloque as panquecas em uma assadeira forrada com papel toalha e tempere com sal.
Reserve dentro do forno morno até a hora de para servir.
Depois de empratar, decore com a cebolinha.