Receitas

Pão Rústico

Ver todas as receitas Receitas da Ina: De Volta ao Básico (Barefoot Contessa: Back to Basics) , por
Episódio: Pão e Manteiga
Rendimento 2 pães
Tempo Ativo 35 minutos
Tempo de preparo 5 minutos
Tempo inativo 6 horas e 30 minutos
Tempo de cozimento 30 minutos
Tempo total 7 horas e 35 minutos
Dificuldade de preparo Fácil

Ingredientes:

  • Farinha de trigo
  • Água à temperatura ambiente
  • 200g fermento biológico esfarelado
  • 1 colher de sopa de sal kosher

Modo de preparo:

No dia anterior de fazer o pão ou no início do dia, faça a esponja (também conhecida como poolish ou biga); coloque 230g de farinha, 200ml de água à temperatura ambiente e o fermento, em uma tigela grande, e misture bem com uma colher de pau. Cubra a tigela com um pano de prato e deixe repousar, por 2 a 3 horas, à temperatura ambiente ou na geladeira durante a noite. A espoja deverá dobrar de volume.

Adicione 30g de farinha e 350ml de água à temperatura ambiente e misture bem com as mãos. Neste momento, a massa terá uma consistência muito pegajosa.

Cubra a tigela com o pano de prato e deixe descansar por 30 minutos. Polvilhe o sal sobre a superfície da massa e, em seguida, dobre a massa sobre si mesma várias vezes até que o sal seja incorporado. Cubra a tigela com o pano de prato e deixe a massa descansar por mais 1 hora.

Enfarinhe suas mãos e polvilhe farinha em torno da borda exterior da massa. Dobre a massa sobre si mesmo (de 6 a 8 vezes). Cubra a tigela com o pano de prato e deixe descansar por mais 1 hora. Dobre a massa sobre si mesmo de 6 a 8 vezes, polvilhe a bancada, generosamente, com farinha e despeje a massa.

Divida a massa em duas partes iguais e molde cada uma das partes, para formar uma bola, esticando a massa para que a parte de cima fique suave. Polvilhe bastante farinha, em 2 tigelas separadas (deve haver farinha suficiente para que a massa não grude) e coloque cada bola de massa, de cabeça para baixo, na tigela.

Polvilhe o topo de cada bola com farinha, cubra cada tigela com um pano de prato e deixe crescer, cerca de 45 a 60 minutos, até dobrar de volume.

Preaqueça o forno a 260ºC. Forre 2 assadeiras com papel manteiga.

Coloque uma bola de massa em cada assadeira e, usando uma faca ou lâmina de barbear, faça 3 cortes na superfície de cada pão (em forma de jogo da velha). Leve ao forno, diminua imediatamente a temperatura para 230ºC, e asse por 30 minutos. Não abra a porta do forno!

Os pães estarão prontos quando ficarem dourados e ao dar leves batidinhas você escute um som oco, na parte inferior. Deixe esfriar, em uma grade de cozimento.


Nota da cozinha Food Network: Para assegurar os melhores resultados, esta receita foi alterada a partir do que foi originalmente publicado.

Anterior Próxima