Receitas

Salmão Assado Lentamente com Pesto de Sálvia e Salsinha

Ver todas as receitas Cozinha Food Network
Episódio: Prato principal
Rendimento 8 porções
Tempo de preparo 30 minutos
Tempo inativo 20 minutos
Tempo de cozimento 40 minutos
Tempo total 1 hora e 30 minutos
Dificuldade de preparo Fácil

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 raminhos inteiros de sálvia fresca, mais 1/4 xícara de sálvia fresca picada grosseiramente
  • Um filé de salmão de 1,4 kg
  • 1 colher de sopa de pimenta rosa quebrada
  • Sal Kosher e pimenta preta moída na hora
  • 2 xícaras de folhas frescas de salsinha
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

Modo de preparo:

Misture o óleo, o alho e 2 raminhos de sálvia em uma panela pequena. Leve à fervura em fogo médio-baixo. Cozinhe em fogo brando, por cerca de 15 minutos, até que o alho fique macio e levemente dourado. Reserve para esfriar. Quando estiver frio, coe o óleo e coloque-o em uma tigela; reserve o alho, mas descarte a sálvia.

Preaqueça o forno a 160°C. Espalhe 2 colheres de chá de óleo aromatizado com alho em uma assadeira com borda e coloque o salmão na assadeira com a pele para baixo. Passe 1 colher de sopa do óleo aromatizado no salmão e polvilhe com pimenta rosa, 1 1/2 colher de chá de sal e 1/4 colher de chá de pimenta preta. Asse de 25 a 30 minutos até que o salmão esteja cozido.

Enquanto o salmão assa, misture a salada picada, a salsinha e o alho reservado na tigela de um processador de alimentos. Pulse algumas vezes até ficarem em pedaços. Adicione o vinagre, 3/4 colher de chá de sal e um pouco de pimenta. Pulse novamente para misturar. Com o processador ligado, adicione o óleo aromatizado restante através do tubo do eletrodoméstico. Desligue de vez em quando para raspar os lados do processador. O pesto, quando pronto, deve estar verde claro e homogêneo; continue processando até que o óleo pareça estar completamente misturado. Raspe as laterais e transfira para uma tigela de servir.

Divida o salmão em 8 pedaços ou, para servi-lo no estilo familiar, use 2 espátulas grandes para transferi-lo inteiro para uma travessa grande. Sirva o salmão com o pesto à parte.

Dica do Chef :

Você pode fazer o pesto com várias horas de antecedência e refrigerar. Deixe-o voltar à temperatura ambiente antes de servir e mexa bem para reincorporar o óleo que tenha se separado.

Anterior Próxima