No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 6 a 8 porções
      Tempo de preparo: 40 minutos
      Tempo inativo: 4 horas e 30 minutos
      Tempo de cozimento: 25 minutos
      Tempo total: 5 horas e 30 minutos (incluindo o tempo de resfriamento e refrigeração)
      Dificuldade de preparo: Intermediário

Torta Chiffonde Grapefruit

Ingredientes

Para a Massa/Crosta:

  • 13 biscoitos integrais (recomendado: biscoitos Graham Crackers)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1/8 de colher de chá de sal kosher
  • 8 colheres de sopa de manteiga, sem sal

 

Para o Recheio:

  • 1/4 de xícara de água
  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • 4 ovos; separados
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de suco de grapefruitrubi, fresca
  • 2 colheres de chá de raspas de grapefruit
  • 1/2 colher de chá de sal kosher

 

Para Decorar:

  • Tiras da casca de 1 grapefruit
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Para a Massa/Crosta:

Preaqueça o forno a 160º C.

Na tigela de um processador de alimentos, coloque os biscoitos e bata, por cerca de 30 segundos, até que fique finamente moído; você deverá ter cerca de 1 1/2 xícara de biscoito moído. Adicione o açúcar, o sal e aperte a tecla “pulse” para misturar. Acrescente a manteiga derretida e “pulse” até que a mistura fique com a consistência de areia molhada.

Pressione o biscoito triturado, uniformemente na parte inferior da fôrma e suba pressionando nas laterais; use uma fôrma de 20 cm.

Asse, 15 a 18 minutos, até que a massa fique ligeiramente dourada. Deixe esfriar completamente.

 

Para o Recheio:

Em uma tigela pequena, coloque água. Polvilhe a gelatina na água. Deixe descansar, por cerca de 15 minutos, até a gelatina amolecer.

Coloque uma pequena panela de água para ferver.

Em uma tigela média, resistente ao calor, coloque as gemas, 1/2 xícara de açúcar e, usando um batedor de arames (tipo fouet), bata até cominar.

Adicione o suco e as raspas de grapefruite o sal. Coloque a tigela em cima da panela de água fervente para criar um banho-maria. Cozinhe, no fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos, até que a mistura engrosse ligeiramente e ao inserir um termômetro de doces na mistura, ele registre 77ºC.

Retire do fogo e adicione a mistura de gelatina, e continue mexendo, por cerca de 1 minuto, até a gelatina dissolver e a mistura ficar lisa. Coe, em uma peneira de malha fina, em uma tigela grande; descarte os sólidos restantes na peneira. Reserve,por 30 a 40 minutos, para esfriar.

Uma vez que o recheio tenha esfriado, bata as claras com uma batedeira em velocidade média-baixa, por 2 a 3 minutos, até espumar.

Adicione 1/2 xícara de açúcar, aumente a velocidade para média-alta e bata as claras, por cerca de 8 minutos, até formar picos duros e brilhantes.

Usando uma espátula de borracha, adicione um pouco das claras em neve na mistura de gema de ovo fria e misture envolvendo-as de baixo para cima, com movimentos delicados, até a mistura combinar. Em seguida, adicione mais um pouco das claras e envolva-as novamente de baixo para cima, com movimentos delicados até que esteja totalmente misturada e não haja listras.

Despeje o recheio na crosta/massa fria, permitindo que o chiffonse amontoe levemente no centro. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas a até 2 dias antes de servir.

Deixe descansar por 20 minutos, à temperatura ambiente antes de servir.

Antes de servir, misture as tiras da casca de grapefruitno açúcar e coloque no centro da torta.

 

 



Mais receitas do programa




Mais receitas por