Receitas

Torta de Pera e Bourbon com Formato de Estrela

Ver todas as receitas Cozinha Food Network
Episódio: Sobremesas
Rendimento 8 porções
Tempo de preparo 45 minutos
Tempo inativo 2 horas e 15 minutos
Tempo de cozimento 1 hora e 30 minutos
Tempo total 4 horas e 30 minutos
Dificuldade de preparo Intermediário

Ingredientes:

Massa:

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo e um pouco mais para polvilhar (veja a nota do Cozinheiro)
  • 4 colheres de chá de açúcar
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 14 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada, cortada em cubos
  • 1 ovo grande, levemente batido com 2 colheres de sopa de água gelada

Recheio:

  • 6 peras Bosc (cerca de 1,3 kg) maduras, mas não muito moles
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1/4 colher de chá de canela em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara de uísque mais 2 colheres de sopa (veja Dica do Chef)
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 ovo grande, levemente batido
  • Açúcar cristal dourado
  • 2 colheres de sopa de amido de milho

Modo de preparo:

Equipamento especial:

Um biscoito ou cortador de biscoito em forma de estrela com 4 cm por 5 cm por 7,5 cm

Para a massa:

Em uma tigela média, misture a farinha, o açúcar e o sal. Usando os dedos ou um cortador, corte a manteiga e misture aos ingredientes secos até parecerem uma farinha grossa. Adicione a mistura de ovos e mexa a massa com um garfo até que fique totalmente umedecida e quebradiça. Sove a massa algumas vezes até ficar consistente. Se a massa estiver seca, adicione até 1 colher de sopa de água fria e mexa. Faça 2 discos com a massa, com cerca de 300g cada, depois envolva-os em filme de pvc e refrigere por 1 hora.

 

Para o recheio:

Enquanto isso, descasque as peras, corte-as ao meio e retire seus caroços. Corte cada metade em 4 cunhas, e corte as cunhas ao meio transversalmente para encurtá-las. Adicione o açúcar, a canela, o sal e 1/4 de xícara de bourbon. Derreta a manteiga em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Retire a panela do fogo, adicione as peras, volte ao fogo e cozinhe, por cerca de 2 minutos, até que o açúcar se dissolva e as peras comecem a borbulhar ? cerca de 2 minutos. Tampe a panela e cozinhe, mexendo ocasionalmente, de 3 a 6 minutos, até que as peras estejam macias quando perfuradas com uma faca. Escorra as peras em uma tigela para separar o caldo. Coloque o caldo de volta na frigideira e cozinhe em fogo médio-alto, por cerca de 2 minutos, até ficar caramelizado e viscoso.

Despeje o xarope sobre as peras e deixe esfriar.

Preaqueça o forno a 190°C. Coloque uma assadeira invertida na grade inferior. Forre outra assadeira com papel-manteiga.

Use um rolo de massa para deixar cada disco com o formato de um círculo de 30 cm em uma superfície levemente polvilhada com farinha. Coloque um deles em uma fôrma de torta de 23 cm e corte-o para obter uma sobra de 1,5 cm. Em seguida, pincele as bordas com o ovo batido. Dobre a borda da massa para baixo e a pressione para selar e prender. Usando o segundo círculo de massa, recorte as estrelas com cortadores de estrelas de 4 cm por 5 cm por 7,5 cm e coloque-as na assadeira forrada com papel-manteiga. Pincele as estrelas recortadas com o ovo batido. Polvilhe o açúcar cristal dourado sobre algumas estrelas, mas não todas. Refrigere as estrelas e a crosta no congelador por 15 minutos.

Adicione o amido de milho e as 2 colheres de sopa de Bourbon restantes (se estiver usando essa bebida) ao recheio de pera frio e despeje o recheio sobre a crosta. Coloque as estrelas em cima do recheio, algumas delas sobrepostas, de modo que a maior parte da torta fique coberta, mas que parte do recheio fique aparecendo. Coloque a torta em outra assadeira.

Asse a torta em cima da assadeira invertida, de 1 hora a 1 hora e 15 minutos, até que a crosta fique levemente dourada, as peras macias e o recheio borbulhante. (Se a crosta ficar muito escura, cubra com papel alumínio.) Deixe a torta esfriar por 1 hora antes de servir.

Dica do Chef :

Ao medir a farinha, usamos uma colher para colocá-la em um copo de medição seco e retiramos o excesso. (Retirá-la diretamente da embalagem compacta a farinha, resultando em um produto final seco). Se você gosta de uma torta com menos sabor de álcool, elimine as 2 colheres de sopa de uísque adicionadas após o recheio esfriar.

Anterior Próxima