No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 6 porções
      Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos
      Tempo inativo: 16 horas e 45 minutos
      Tempo de cozimento: 2 horas e 20 minutos
      Tempo total: 18 horas e 50 minutos (inclui tempo de descanso da massa)
      Dificuldade de preparo: Difícil

Torta Russa

Ingredientes

Para a massa:

  • 375g de farinha de trigo branca forte para pão
  • 7g de sal
  • 80g de açúcar refinado
  • 7g de fermento biológico
  • 1 ovo grande
  • 70ml de água
  • 1 colher de sopa de vodca
  • 75ml de leite integral
  • 30g de manteiga derretida, além de mais untar

Para o recheio:

  • 550g de carne recheada, cortada em pedaços pequenos
    1 cebola grande, finamente picada
  • 350 a 400ml de caldo de carne
  • Sal e pimenta
  • 2 grandes ovos cozidos, finamente picados; cozinhe os ovos até ficarem firmes
  • 180g de manteiga sem sal
  • 2 gemas de ovo, para pincelar

Modo de preparo

Para a massa:

Coloque a farinha na tigela de uma batedeira, equipada com o batedor em formato de gancho. Em uma tigela, coloque de um lado o sal e o açúcar e do outro lado da tigela o fermento.

Adicione o ovo, a água, a vodca, o leite e bata, em velocidade baixa por 2 minutos, até que todos os ingredientes estejam combinados e você tenha uma massa. Aumente a velocidade da batedeira para média e bata por 5 minutos até a massa ficar macia, brilhante e elástica. Adicione a manteiga derretida e misture até incorporar.

Transfira a massa para uma tigela untada, depois cubra e deixe descansar, até a massa dobrar de tamanho. Este processo poderá levar até 6 horas.

Para o recheio:

Coloque a carne e as cebolas em uma panela e adicione caldo de carne o suficiente para cobrir a carne. Levante uma fervura branda, tampe e cozinhe em fogo brando, por cerca de 1 1/2 hora, misturando constantemente e de forma gentil, até que a carne ficar muito macia.

Coe a carne e as cebolas. Deixe esfriar. Você pode guardar o caldo para utilizar em outra receita; aproveite para fazer um molho de carne.

Coloque o recheio frio na tigela de um processador de alimentos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Aperte uma ou duas vezes a tecla pulse, até que o recheio fique como aa consistência de um patê grosso.

Transfira para uma tigela, em seguida, adicione o ovo cozido e misture bastante, até o ovo ficar uniformemente distribuído. Experimente e, se necessário, tempere a gosto com mais sal e pimenta.

Usando as mãos, molde um cilindro de aproximadamente 22 por 5cm e envolva-o firmemente com um filme plástico. Deixe esfriar na geladeira.

Lamine a massa: Em uma superfície plana, abra as 180g de manteiga em um retângulo de aproximadamente 27 por 14cm. Utilize um rolo para abrir a manteiga e se necessário enfarinhe levemente a superfície. Coloque na geladeira.

Em uma superfície limpa e ligeiramente enfarinhada, abra a massa em um retângulo de aproximadamente 40 por 15cm.

Coloque a manteiga sobre a massa, ela deverá cobrir os dois terços inferior; certifique-se que a manteiga esteja bem posicionada e chegue quase às bordas da massa. Dobre a massa que não está coberta, por cima de mais de um terço da manteiga. Agora, sem cortar a massa, retire o pedaço de manteiga que não foi coberto e coloque-o em cima da massa que acabou de dobrar. Dobre a metade inferior da massa por cima. Aperte as bordas para selar a manteiga.

Enrole com filme plástico e coloque na geladeira, por 1 hora para endurecer.

Desembale a massa e coloque-a sobre a bancada de trabalho levemente enfarinhada com a extremidade curta virada na sua direção. Abra em um retângulo de aproximadamente 40 por 15cm. Dobre a metade da massa para cima e a outra metade dobre para baixo, para que elas se encontrem no meio; então dobre por cima para que a metade superior esteja em cima da outra metade. Esta é uma dobra livro.

Enrole com filme plástico e leve à geladeira durante 1 hora.

Abra novamente a massa e repita a dobra livro. Leve à geladeira por mais 1 hora.

Repita o mesmo procedimento mais duas vezes mais, então você terá dado 4 voltas no total.

Coloque na geladeira e deixe refrigerar por 8 horas.

Para montar a torta:

Abra a massa em um retângulo de 5cm de espessura. Corte um retângulo de 26 por 17cm. Reserve as sobras de massa para decorar a torta. Pincele as bordas compridas com os ovos.

Desembale a carne e coloque-a no meio da base da massa, cubra o recheio com as bordas longas da massa e faça com que a massa se encontrem no topo. Começando na parte de cima, no centro, aperte a massa para selar. Quando você chegar no final coloque as extremidades para dentro das laterais da massa.

Vire a torta para que o fechamento da massa fique na parte debaixo. Transfira para uma assadeira de fundo grosso. Pincele com ovos.

Abra a massa restante até ficar com 0,3cm de espessura. Corte flores e longas tiras de massa. Corte as tiras de massa em ângulos, mas não corte até o fim, criando um efeito de franja. Decore a parte de cima. Pincele com gema ovos e deixe crescer por 30 a 45 minutos.

Preaqueça o forno a 200ºC / gás 6 (ou 390 graus F).

Asse a torta por 20 minutos, depois abaixe a temperatura para 180ºC / Gas 4 (ou 355 graus F) e cozinhe por mais 25 a 30 minutos. A massa deve ficar bem dourada, crocante e completamente cozida.

Deixe a torta descansar, durante 5 a 10 minutos, antes de cortar.

A torta pode ser servida quente ou fria.



Mais receitas do programa




Mais receitas por