No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 3 pães
      Tempo de preparo: 10 minutos
      Tempo inativo: 13 horas
      Tempo de cozimento: 30 minutos
      Tempo total: 14 horas e 30 minutos (incluindo o tempo para crescimento da massa)
      Dificuldade de preparo: Intermediário

Babka de Chocolate

Ingredientes

Para a calda:  

  • 1/2 xícara de açúcar 

 

Para a massa:  

  • 3/4 de xícara de leite integral 
  • 10 g de fermento biológico seco ativo 
  • 2 1/2 xícaras de farinha para pão, peneirada, além de um pouco mais para enfarinhar a bancada de trabalho 
  • 2 1/2 xícaras de farinha para confeitaria, peneirada 
  • 2 ovos grandes 
  • 1/2 xícara de açúcar, além de mais 1 colher de sopa extra 
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha puro 
  • 1 colher de chá de sal kosher 
  • 8 colheres de sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente 
  • 850g de creme de chocolate e avelã (recomendado: Nutella) 
  • 1 xícara de gotas de chocolate amargo  

Modo de preparo

Para a calda:

Coloque o açúcar e 2/3 de xícara de água em uma panela pequena, em fogo médio-alto, e deixe a ferver. Reduza o fogo e mexa, por cerca de 2 minutos, até dissolver o açúcar. Retire do fogo e deixe esfriar. Armazene a calda fria em um recipiente hermético, na geladeira, por até 1 mês.

 

Para a massa:

Em uma tigela, coloque as duas farinhas e o fermento seco.

 

Na tigela de uma batedeira equipada com um batedor no formato de gancho, coloque o leite. Adicione a mistura de farinhas e fermento, os ovos, o açúcar, a baunilha, o sal e 4 colheres de sopa de manteiga; adicione os ingredientes na ordem indicada. Bata em baixa velocidade (ou se preferir com as mãos), por 3 a 4 minutos, até que todos os ingredientes estejam combinados e a mistura pegajosa.

 

Aumente a velocidade da batedeira e adicione lentamente as 4 colheres de sopa de manteiga restantes, em pedaços pequenos, e bata, por cerca de 4 minutos, até que a massa fique elástica, um pouco brilhante e bem homogênea.

 

Coloque a massa em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e amasse a mão, por cerca de 2 minutos, até que comece a ficar firme. Molde a massa no formato de um quadrado.

 

Transfira para uma assadeira, cubra firmemente com a película de plástico e refrigere, por 8 a 12 horas, até que a massa aumente cerca de 30% o seu volume.

Para o babka:
Transfira a massa gelada para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada. Use um rolo de massa para abrir em um retângulo de 25 por 71cm com 4cm de espessura.

 

Espalhe o creme de chocolate e avelã de forma uniforme sobre a massa e depois polvilhe com as gotas de chocolate.

 

Enrole bem a massa, formando um rocambole e coloque o final para baixo. Use uma faca serrilhada para cortar o rocambole em três, depois corte cada pedaço na metade (no sentido do comprimento).

 

Usando dois pedaços de massa, cruze-os no centro para formar um “X”. Torça cada extremidade uma ou duas vezes, o babka se assemelhará a uma trança simples. Repita com os pedaços de massa restantes. Você ficará com três pães babka.

 

Transfira cada babka para uma fôrma de pão de 20 por 10cm, feche as extremidades e coloque-as para baixo.

 

Cubra cada fôrma com um pano seco e deixe crescer, por 1 hora, até que os pães dupliquem de volume. Para melhores resultados, coloque uma tigela de água quente no fundo do forno, ainda frio, e coloque as fôrmas dentro do forno e feche a porta.

 

Preaqueça um forno de elétrico a 177 °C, ou se preferir preaqueça um forno convencional a 177 °C.

 

Asse os pães, por 25 minutos (no forno elétrico), até que estejam cozidos, crocantes e dourados por cima. Se a parte de cima começar a dourar demais (castanho escuro) e os pães ainda não estirem completamente cozidos, cubra com papel manteiga ou papel alumínio para evitar que queimem. (Cozinhe por cerca de 30 minutos em um forno convencional.)

 

Remova os babkas do forno e pincele-os imediatamente com uma quantidade generosa de calda. Deixe esfriar antes de retirar das fôrmas.

 

Equipamento Especial: três fôrmas de bolo de 20 por 10cm; um forno elétrico (opcional)

 

Nota do Chef: Esta receita foi fornecida por um chef, restaurante ou profissional de culinária e não foi testada para uso doméstico.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.