No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 4 porções
      Tempo inativo: 1 minuto
      Tempo de preparo: 7 minutos
      Tempo de cozimento: 22 minutos
      Tempo total: 30 minutos
      Dificuldade de preparo: Fácil

Bacalhau ao Limão com Erva-doce

Episódio: Prato principal
por

Ingredientes

  • 2 bulbos grandes de funcho
  • 1/4 de xícara e mais 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal Kosher e pimenta-do-reino moída na hora
  • Quatro postas de bacalhau de 170 g, cada um com 3 a 4 cm de espessura
  • 1 limão-siciliano
  • 1/2 xícara de farinha panko
  • 1/2 xícara de azeitonas kalamata sem caroço

Modo de preparo

Corte a parte de cima e a de baixo do bulbo do funcho, guardando um pouco das folhas para enfeitar. Corte cada bulbo em quatro e vá descamando com as mãos cada uma das partes. Corte-as em pedaços de cerca de 3cm de espessura (não se preocupe se não ficarem do mesmo tamanho, vamos usar tudo).

 

Coloque 1/4 de xícara de azeite em uma frigideira grande com uma tampa que vede bem a panela. Coloque em fogo médio-alto até quase fumegar. Adicione o funcho e cozinhe sem mexer até esteja com o fundo amarronzado, por cerca de 5 minutos. Mexa e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos, até que as outras partes dourem.

 

Adicione 1/2 xícara de água na frigideira, raspando os pedacinhos queimados que ficam na panela. Polvilhe 1/2 colher de chá de sal e várias pitadas de pimenta. Baixe o fogo para médio, cubra a frigideira e cozinhe por mais 5 minutos.

 

Enquanto isso, corte as folhas do funcho reservadas (cerca de 1 1/2 a 2 colheres de sopa) e remova as raspas do limão. Aqueça em fogo médio as 2 colheres de sopa de azeite restantes em uma frigideira média. Adicione a farinha panko, mexendo com frequência, até dourar, por 2 a 3 minutos. Retire do fogo, tempere com sal e pimenta e deixe esfriar. Jogue as folhas do erva-doce e as raspas do limão e mexa até misturar.

 

Esprema o limão. Pique as azeitonas grosseiramente.

 

Quando o funcho e o bacalhau estiverem prontos, adicione o suco de limão e as azeitonas. Retire do fogo e deixe repousar por cerca de 1 minuto para aquecer as azeitonas. Transfira o funcho e o bacalhau em tigelas e cubra o peixe com a mistura de panko torrado. Despeje qualquer caldo que tenha sobrado na panela sobre o funcho.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.