Receitas

Bolo de Chocolate com Buttercream de Licor Irish Cream

Ver todas as receitas A Guerra dos Bolos , por
Episódio: A Família Adams
Rendimento 12 porções
Tempo de preparo 1 hora e 10 minutos
Tempo de cozimento 55 minutos
Tempo inativo 8 horas e 35 minutos
Tempo total 10 horas e 40 minutos
Dificuldade de preparo médio

Ingredientes:

Para as Camadas de bolo de chocolate:

  • Spray antiaderente culinário 
  • 3 xícaras de farinha  
  • 3 xícaras de açúcar refinado  
  • 1 xícara de cacau em pó  
  • 2 colheres de chá de fermento em pó  
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio  
  • 1 colher de chá de sal 
  • 3 xícaras de açúcar refinado  
  • 1 xícara (2 tabletes) de manteiga sem sal em temperatura ambiente  
  • 2 xícaras de café coado bem forte ou espresso em temperatura ambiente  
  • 4 ovos grandes em temperatura ambiente  
  • 2 colheres de chá de extrato puro de baunilha  

Para o Buttercream de licor Irish Cream sabor caramelo:

  • 6 claras de ovos grandes 
  • 1 1/2 xícaras de açúcar refinado  
  • 2 xícaras (4 tabletes) de manteiga com sal cortada em pedaços em temperatura ambiente  
  • 2 colheres de chá de extrato puro de baunilha  
  • 2 a 4 colheres de sopa de licor Irish Cream sabor caramelo  
  • 1/2 xícara de doce de leite 

Para a Ganache de chocolate amargo:

  • 220 g de chocolate amargo de boa qualidade picado 
  • 3/4 de xícara de creme de leite fresco  
  • 1 colher de chá de extrato puro de baunilha (opcional) 
  • Spray antiaderente culinário 

Modo de preparo:

Para as camadas de bolo de chocolate:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre 2 formas redondas para bolos de 20 cm com papel manteiga e unte-as com o spray antiaderente.

 

No recipiente de uma batedeira, peneire a farinha, o açúcar, o cacau, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Acrescente a manteiga e o café e bata em velocidade baixa até que a manteiga “agarre” grande parte dos ingredientes secos (caso contrário o cacau em pó e a farinha voarão pela cozinha toda). Aumente a velocidade para média e bata até obter uma mistura homogênea, por cerca de 1 minuto e meio. Raspe bem as laterais do recipiente. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente os ovos, um de cada vez, incorporando-os à massa. Raspe de novo o recipiente, adicione a baunilha e bata mais um pouco, de 10 a 15 segundos.

 

Transfira a massa para as formas já preparadas. Asse-as até que um palito de dentes inserido no centro delas saia limpo, por cerca de 40 minutos. Deixe esfriar sobre descansos de 10 a 15 minutos; em seguida, desenforme-as sobre plástico filme e embrulhe bem. Leve ao freezer por 8 horas ou uma noite. Quando estiver for usá-las, descongele-as em temperatura ambiente, ainda no plástico filme, por 1 hora.

  

Para o buttercream de licor Irish Cream sabor caramelo:

Coloque as claras de ovos e o açúcar em um recipiente metálico e leve a banho-maria sobre água fervente. Bata sempre até que o açúcar se dissolva e a mistura fique bem fina e quente. Retire do fogo e despeje a mistura de açúcar no recipiente de uma batedeira. Bata em velocidade alta até obter picos firmes, por cerca de 5 minutos. Diminua a velocidade para baixa e continue a bater até que o recipiente esteja frio o suficiente para tocar. 

 

Aumente a velocidade para média e acrescente os pedaços de manteiga. (A mistura pode parecer talhada no início, mas continue a bater que ela ficará uniforme.) Adicione o extrato de baunilha, o licor e um pouquinho do doce de leite para obter uma textura cremosa. 

 

(Se o seu buttercream descansou um tempo e perdeu a textura cremosa, bata-o novamente antes de utilizá-lo).

  

Para a ganache de chocolate amargo: Coloque o chocolate picado e o creme de leite em um recipiente médio que possa ir ao microondas. Esquente no microondas por 1 minuto em potência alta. Mexa bem com um garfo ou bata, leve de novo ao microondas por mais 1 minuto em potência média; mexa novamente. Se ainda restarem pedaços, deixe repousando por alguns minutos e depois mexa novamente. Se for preciso, continue a colocar no microondas em intervalos de 15 segundos em potência média; cuidado para não esquentar a mistura demais. Adicione a baunilha se for utilizá-la.

 

Coloque um pouco do spray antiaderente em um pedaço de plástico filme e tampe o recipiente, sendo que a parte com o spray esteja diretamente em contato com a superfície da ganache para evitar que uma película se forme. Deixe descansar para esfriar completamente e reserve.

 

Para montar o bolo:

Use uma faca de serrinhas para cortar as camadas do bolo horizontalmente, obtendo 4 camadas no total. Suje um prato de servir com um pouco de buttercream e coloque uma camada de bolo em cima: assim ela não irá se mover. Espalhe um pouco da ganache sobre a primeira camada, espalhe um pouco de buttercream (cerca de 0,25 cm de altura) sobre a ganache. Espalhe um pouco de buttercream sobre a segunda camada de bolo, inverta-a sobre a camada que está no prato de servir (buttercream virado para buttercream). Repita este processo com o restante das camadas de bolo, cobrindo cada uma com ganache e buttercream, e cobrindo com uma camada de bolo coberta de buttercream, com ele virado para baixo. Quando tiver colocado a última camada de bolo, use uma espátula de confeiteiro para alisar o recheio que por acaso tenha saído pelas laterais do bolo. Cubra todo o bolo com uma fina camada de ganache para depois receber o acabamento. Leve o bolo à geladeira por cerca de 20 minutos para firmar. Aplique o restante do buttercream fazendo o acabamento da cobertura. Sirva imediatamente ou mantenha na geladeira. Deixe o bolo um pouco em temperatura ambiente antes de servir.

Anterior Próxima