No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 24 cupcakes
      Tempo de preparo: 35 minutos
      Tempo de cozimento: 15 minutos
      Tempo total: 50 minutos
      Dificuldade de preparo: Fácil

Cupcake de cheesecake à moda de Nova York

Ingredientes

  • 1 1/2 xícaras de bolachas graham cracker ou pedacinhos de biscoito de gengibre sem glúten, por exemplo, os biscoitos Spicy Ginger Snaps sem glúten da Pamela
  • 4 ovos
  • 2 tabletes (1 xícara) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 2 colheres de sopa de pasta de fava de baunilha
  • 2 2/3 de xícaras de mistura para panificação sem glúten
  • 1 1/2 xícaras de leite integral
  • 1 1/2 xícaras de geleia de framboesa
  • Cobertura de cream cheese com baunilha (veja receita abaixo)
  • Coulis de framboesa (veja receita abaixo)

Para a Cobertura de cream cheese com baunilha:

  • 450 g de cream cheese amolecido
  • 4 colheres de sopa (1/4 de xícara) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
  • 2 colheres de chá de pasta de fava de baunilha

Coulis de framboesa:

  • 340 g de framboesas frescas ou congeladas
  • 1/2 xícara de açúcar

 

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 190º C. Prepare duas assadeiras para cupcakes com 24 forminhas. Distribua igualmente os pedacinhos de biscoito sem glúten nas forminhas, cerca de uma colher de sopa em cada.

Quebre os ovos em um recipiente pequeno e reserve.

No recipiente de uma batedeira equipada com uma raquete, bata a manteiga em velocidade média até que ela fique clara e cremosa. Acrescente o açúcar à manteiga e continue batendo até obter uma mistura bem homogênea. Desligue a batedeira e raspe as laterais do recipiente; recomece a bater em velocidade baixa. Adicione 1 ovo por vez; espere até que ele esteja totalmente incorporado à mistura de manteiga antes de adicionar o próximo ovo.

Após adicionar todos os ovos, desligue a batedeira e raspe as laterais do recipiente para garantir que toda a mistura de manteiga e ovos esteja bem homogênea. Adicione a pasta da fava de baunilha e misture bem.

Acrescente a mistura para panificação sem glúten em três adições, alternando com o leite, em duas adições; verifique se os ingredientes estão bem incorporados a cada nova adição antes de ir para a seguinte. Se necessário, desligue a batedeira após cada adição e raspe as laterais do recipiente; em seguida, religue a batedeira em velocidade baixa.

Com uma mistura bem homogênea de todos os ingredientes secos, o leite e a manteiga, encha 2/3 das forminhas para cupcakes. Asse os cupcakes até que o topo volte ao normal se apertá-lo com o dedo e um palito de dentes inserido no centro saia limpo, de 14 a 16 minutos.
Retire do forno e imediatamente passe os cupcakes da assadeira para um descanso. Deixe os cupcakes esfriarem completamente.
Com um removedor de sementes de maçã ou uma faquinha, retire o centro de cada cupcake já frio. Encha o buraquinho com 1 colher de sopa de geleia de framboesa e cubra com a cobertura de cream cheese e baunilha. Regue um pouquinho de coulis de framboesa para finalizar.

 

Para a Cobertura de cream cheese com baunilha:

Na batedeira, misture o cream cheese e a manteiga e bata até obter uma mistura macia e cremosa. Acrescente o açúcar de confeiteiro e a pasta de fava de baunilha. Bata em velocidade baixa para misturar bem e não deixar açúcar no fundo do recipiente; em seguida, coloque a batedeira em velocidade média para alta. Bata até obter uma mistura bem clara e fofa.

Use um saco de confeitar de 300 ml e um bico de estrela nº 847. Dê uma torcida no saco bem próximo ao bico para evitar que o buttercream saia. Ainda segurando o saco torcido acima do bico de estrela, encha-o com a cobertura de cream cheese. Reserve.

Para o Coulis de framboesa:

Coloque as framboesas em uma panela de fundo grosso e aqueça-a. Misture o açúcar com 3 colheres de sopa de água e adicione às framboesas. Espere levantar fervura e o açúcar se dissolver completamente. Deixe esfriar e despeje a mistura de framboesa em um liquidificador ou processador de alimentos e processe-a. Passe-a por uma peneira fina para retirar as sementes.

Equipamento especial: Saco de confeitar com bico de estrela nº 847

Dica da Chef: Use uma geleia de framboesa de boa qualidade e ácida para equilibrar a doçura da cobertura de cream cheese.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.