No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 24 cupcakes
      Tempo de preparo: 1 hora
      Tempo de cozimento: 40 minutos
      Tempo inativo: 1 hora
      Tempo total: 2 horas e 40 minutos
      Dificuldade de preparo: Difícil

Cupcakes de torta cremosa de Boston

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar granulado
  • 2 2/3 xícaras de farinha de trigo sem glúten
  • 1/2 colher de chá de nóz-moscada em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 tabletes (1 xícara) de manteiga, em temperatura ambiente
  • 2/3 xícaras de leite integral
  • 1/3 xícara de óleo de canola
  • Creme de pasteleiro de baunilha, receita inclusa
  • Buttercream de merengue italiano de chocolate amargo, receita inclusa

Creme de pasteleiro de baunilha:

  • 2 xícaras de leite integral
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/3 xícara de amido de milho
  • 1 ovo inteiro
  • 45 ml de gemas de ovo
  • 2 colheres de sopa (30 g) de manteiga, em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de pasta de baunilha

Buttercream de merengue italiano de chocolate amargo:

  • 1 xícara e 2 colheres de sopa de açúcar granulado
  • 120 ml de claras de ovos (4 ovos grandes)
  • 1/4 colher de chá de creme de tártaro
  • 170 g de chocolate amargo de boa qualidade, picado
  • 3 tabletes (340 g) de manteiga
  • 1 colher de chá de pasta de baunilha
  • Uma pitada de sal refinado

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 190 ºC. Coloque forminhas de papel em duas assadeiras para muffin de 12 cavidades.

 

Quebre os ovos em um recipiente pequeno e deixe separado. Separe o açúcar. Então, em uma tigela pequena, misture com um garfo a farinha sem glúten, noz-moscada e o sal. Deixe separado.

 

No recipiente de uma batedeira elétrica em velocidade média, bata a manteiga com um batedor do tipo pá até ficar com a cor clara e fofinha. Adicione o açúcar à manteiga e continue batendo até que o açúcar incorpore totalmente. Pare a batedeira e raspe as laterais do recipiente. Torne a bater em velocidade baixa e adicione 1 ovo por vez, esperando até que esteja totalmente incorporado na mistura antes de adicionar o próximo.

 

Quando todos os ovos forem adicionados, pare a batedeira e raspe as laterais do recipiente para garantir que toda a manteiga misture com os ovos. Adicione os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite e o óleo em duas adições, incorporando totalmente em cada adição antes da próxima. Caso necessário, pare a batedeira depois de cada adição e raspe as laterais do recipiente, e então torne a bater em velocidade baixa.  Quando todos os ingredientes secos e o leite forem incorporados à mistura, encha 2/3 de cada cavidade da forma de cupcake. Asse os cupcakes até que a parte de cima de cada um esteja fofinha ao toque e um palito de dente inserido no centro saia limpo, de 14 a 16 minutos. Retire do forno e imediatamente transfira os cupcakes da forma para uma grade para esfriar. Deixe os cupcakes esfriarem completamente.

 

Para montar: Com um descascador de maçã ou uma faca, remova o centro dos cupcakes já frios. Recheie os cupcakes com o creme de pasteleiro de baunilha. Aplique o buttercream de merengue italiano de chocolate amargo em cima de cada um dos cupcakes.

 

 

Creme de pasteleiro de baunilha:

Deixe um prato ou recipiente raso para o creme de pasteleiro próximo ao fogão, assim como o filme plástico. Separe a manteiga e a pasta de baunilha em um recipiente pequeno e deixe próximo ao fogão. Coloque o leite e 1/4 xícara de açúcar em uma panela para molho e aqueça em fogo médio até que o leite comece a espumar. Não ferva o leite!

 

Enquanto isso, misture o amido de milho e o 1/4 xícara de açúcar restante para não formar caroços no amido, e então adicione o ovo e as gemas. Bata a mistura com as gemas até ficar homogêneo, e então traga para perto da área do fogão e coloque a tigela com as gemas em cima de um pano de prato molhado.

 

Quando o leite começar a espumar, retire do fogo. Sem parar de bater a mistura de gemas, adicione o leite devagar em fluxo constante. Quando o leite estiver totalmente incorporado à mistura, devolva para a panela em fogo médio-alto, mexendo constantemente. Continue mexendo e deixe ferver. Deixe ferver por 1 minuto (e continue mexendo para não formar caroços!) e então tire do fogo. Adicione a manteiga e a pasta de baunilha, e então despeje todo o conteúdo da panela no prato raso.

 

Cubra imediatamente a superfície do creme de pasteleiro com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 1 hora. Depois de esfriar, tire da geladeira e mexa até ficar totalmente macio e sem caroços. Encha um saco de confeitar com o creme de pasteleiro e deixe separado.

 

Buttercream de merengue italiano de chocolate amargo:

 

Coloque o açúcar e 1/4 xícara de água em uma panela para molho e aqueça em fogo alto até que a mistura chegue a 120º C, de 15 a 20 minutos (use um termômetro para calda para medir a temperatura).

 

Enquanto o açúcar está cozinhando, bata as claras de ovos em velocidade média no recipiente de uma batedeira elétrica ao ponto de picos moles (as claras ficam bem fofinhas e brancas). Tome cuidado para não bater demais (se as claras começarem a engrossar, significa que passaram do ponto. Caso isso aconteça, descarte-as e comece de novo! Se as claras estão sendo batidas mais rápido do que o açúcar está cozinhando, diminua a velocidade da batedeira. Você sempre pode aumentar a velocidade caso precise!) Adicione o creme de tártaro e continue batendo.

 

Enquanto as claras estão sendo batidas em velocidade média, despeje gentilmente o xarope de açúcar no canto do recipiente. Aumente a velocidade e bata até que o recipiente não esteja mais quente ao toque, por cerca de 7 minutos.

 

Enquanto isso, derreta o chocolate amargo em uma tigela própria para micro-ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo em cada intervalo, até que o chocolate esteja completamente derretido.

 

Diminua a velocidade para média e adicione a manteiga em pequenos pedaços até que incorpore completamente. Pare a batedeira, raspe as laterais do recipiente e adicione a pasta de baunilha e o sal. Diminua a velocidade para média-baixa até que a pasta de baunilha misture completamente com o buttercream. Com uma colher, coloque uma pequena quantidade (1/2 xícara) de buttercream no chocolate derretido e misture. Adicione o chocolate ao buttercream e bata bem, parando a batedeira para raspar as laterais do recipiente de modo a aproveitar todo o chocolate.

 

Providencie um saco de confeitar de 45 cm com bico de estrela 847 e torça o saco antes do bico para evitar que o buttercream vaze. Segurando o saco logo acima do bico com uma das mãos, apoie a extremidade sobre sua mão e encha com o buttercream utilizando uma colher.

 

Nota do Chef: Para ressaltar o sabor do chocolate, você pode derreter 120 g de chocolate amargo de boa qualidade e listrar o glacê dos cupcakes.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.