No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 6 rosquinhas
      Tempo inativo: 1 hora e 35 minutos
      Tempo de preparo: 30 minutos
      Tempo de cozimento: 10 minutos
      Tempo total: 2 horas e 15 minutos
      Dificuldade de preparo: Fácil

Donuts com Tudo

Episódio: Aperitivos
por

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de sementes de papoula
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
  • 2 colheres de sopa de flocos de cebola desidratada
  • 2 colheres de chá de flocos de alho secos
  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo e um pouco mais para abrir a massa
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal, e um pouco mais para polvilhar
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 3 gemas de ovos grandes
  • 3/4 de xícara de sour cream
  • Spray para cozinhar
  • 8 xícaras de óleo vegetal ou óleo de canola, para fritar
  • 2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

Equipamentos especiais: cortadores redondos para biscoitos, um de 10 cm e outro de 4 cm.

 

Preaqueça o forno a 175 °C. Espalhe as sementes de papoula, as sementes de gergelim, os flocos de cebola e os de alho em uma assadeira para torta e torre-os no forno até que comecem a exalar seus aromas e fiquem levemente dourados, por cerca de 3 minutos. Deixe esfriar, por cerca de 5 minutos.

 

Junte a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Reserve 2 colheres de sopa dessa mistura de papoula, e mescle o restante com o mix de farinha. Reserve.

 

Bata o açúcar e a manteiga na batedeira em velocidade média até ficar homogêneo, por cerca de 30 segundos. Adicione as gemas e o sour cream e continue batendo, parando para raspar as rebarbas que ficam na tigela, se necessário, e continue, até ficar um creme suave e uniforme, por mais 30 segundos. Reduza a velocidade para baixa e vá adicionando a mistura de farinha em porções de 1/4 de xícara, certificando-se que os ingredientes se integraram à massa antes de adicionar a próxima.

 

Continue em baixa velocidade até que a massa forme uma bola encorpada, por cerca de mais 30 segundos. Abra um pedaço de plástico-filme em uma superfície plana e borrife um pouco do spray para cozinhar. Ponha a massa sobre o plástico e molde ali um retângulo estreito. Envolva a massa completamente com o plástico e refrigere por pelo menos 1 hora ou durante toda a madrugada.

 

Forre uma assadeira com papel-manteiga e cubra-o levemente com spray de cozinha. Desembale a massa e coloque-a longitudinalmente sobre uma superfície de trabalho ligeiramente polvilhada com farinha. Polvilhe farinha no rolo de abrir massa e também sobre a massa. Abra a massa em um retângulo de 1,30 cm de espessura e cerca de 16 cm x por 25 cm. Corte 6 rodelas com o cortador de biscoitos maior (se a massa não abrir muito, corte os donuts o mais próximo possível uns dos outros). Faça um buraco no centro de cada um com o cortador menor.

 

Transfira com cuidado os donuts e as sobras dos buracos para a assadeira forrada. Sem abrir novamente a massa restante, corte algumas rodelas com o cortador menor e também coloque-as na assadeira. Refrigere a massa cortada por 30 minutos.

 

Aqueça o forno a 135 °C. Forre uma travessa com papel-toalha. Aqueça 7 cm de óleo (cerca de 8 xícaras) a 190°C em uma panela com fundo pesado ou panela de ferro.

 

Frite com cuidado 2 donuts e cerca de 4 “buracos” por vez. Eles vão se afundar. Levante-os até a superfície com a escumadeira. Uma vez que eles subam sozinhos, frite-os até ficarem bem dourados, por cerca de mais 30 segundos. Vire e frite o outro lado por mais 30 segundos. Retire-os do óleo, deixe escorrer no papel-toalha e polvilhe com um pouco de sal por cima. Termine de fritar o restante dos donuts e seus “buracos”, mantendo os já fritos aquecidos no forno até estarem prontos para servir.

 

Transfira os donuts para um prato de servir, regue com um pouco de mel e polvilhe a mistura de sementes reservada.

 

Dica do Chef: Se a sua massa estiver mole demais para trabalhar depois de refrigerada, polvilhe sua superfície de trabalho mais generosamente antes de abrir a massa.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.