No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 6 a 7 xícaras
      Tempo de preparo: 15 minutos
      Tempo total: 15 minutos
      Dificuldade de preparo: Fácil

Eggnog

Good Eats
Episódio: Eggnogs

Ingredientes

  • 4 gemas de ovo
  • 1/3 xícara de açúcar, mais 1 colher de sopa
  • 470 ml de leite integral
  • 1 xícara de heavy cream
  • 90 ml de bourbon
  • 1 colher de chá de noz-moscada ralada na hora
  • 4 claras de ovos*

Modo de preparo

Bata as gemas na batedeira até formar um creme amarelo claro. Aos poucos, adicione 1/3 xícara de açúcar e continue batendo até incorporar
completamente. Adicione o leite, heavy cream, bourbon e noz-moscada e
mexa para incorporar.

 

Coloque as claras de ovo em uma tigela limpa e bata na batedeira até formar picos moles. Com a batedeira ainda ligada, gradualmente adicione 1 colher de sopa de açúcar e bata até formar picos firmes.

 

Junte as claras em neve na mistura e mexa. Leve à geladeira para gelar e sirva.

 

Nota do Chef: Para fazer eggnog cozido, siga o procedimento abaixo. Bata as gemas na batedeira até ficarem mais claras. Aos poucos, adicione 1/3 xícara de açúcar e continue batendo até incorporar completamente. Reserve.

 

Em uma panela média, em fogo alto, junte o leite, heavy cream e noz-moscada e espere levantar fervura, mexendo ocasionalmente. Retire do fogo e, gradualmente, junte a mistura quente à mistura de ovos e açúcar.

 

Em seguida, volte tudo para a panela e cozinhe até que a mistura atinja 71 graus Celsius. Retire do fogo, junte o bourbon, despeje em uma tigela média, e leve à geladeira para esfriar.

 

Em uma tigela média, bata as claras em neve até atingir picos moles. Com a batedeira ligada, adicione gradualmente 1 colher de sopa de açúcar e bata até formar picos firmes. Junte as claras em neve na mistura gelada.

 

AVISO SOBRE OVO CRU:

A Food Network Kitchens sugere cautela ao consumir ovos crus e levemente cozidos, devido ao risco baixo relacionado a salmonella ou outras doenças transmitidas por alimentos.Para reduzir esse risco, recomendamos que você use somente ovos frescos, devidamente refrigerados e limpos, de grau A ou AA com as cascas intactas, e evite o contato entre as gemas ou claras e as cascas. Para receitas que levam ovos crus ou mal cozidos ao prato na forma como é servido, utilize ovos com cascas que foram tratadas para destruir salmonella, por pasteurização ou outro método aprovado.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.