No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 1 porção
      Tempo de preparo: 10 minutos
      Tempo de cozimento: 5 minutos
      Tempo total: 15 minutos
      Dificuldade de preparo: Fácil

Omelete Francesa

Episódio: Prato principal
por

Ingredientes

  • 2 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de leite
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Sugestões opcionais de recheio : 

  • 1 colher de sopa de ervas frescas bem picadas, como salsa, manjericão, endro, estragão, cebolinha, tomilho e cerefólio.
  • 2 a 3 colheres de sopa de vegetais cozidos, como espargos picados, espinafres ou outras folhas, abobrinha, cogumelos, berinjelas ou pimentões.
  • 2 colheres de sopa de tomate fresco ou abacate cortado em cubos
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado, como gruyère, queijo de cabra, cheddar, monterey jack, gouda ou feta
  • 1 colher de sopa de geleia de groselha – depois, polvilhe a omelete com açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de proscuitto picado ou outro presunto, bacon cozido, copa ou outra carne curada
  • 1 a 2 colheres de sopa de salmão defumado ou truta picada, com uma colher de sopa de sour cream, cream cheese ou creme fraiche
  • 1 colher de sopa de mel misturado com 1 colher de sopa de ricota
  • 2 a 3 colheres de sopa de maçãs, peras ou morangos picados, sozinhos ou com queijo para acompanhar.

Modo de preparo

Misture os ovos, o leite, o sal e a pimenta em uma tigela média com um garfo ou batedor de ovos.

Coloque um prato perto do fogão. Aqueça uma panela de omelete pequena (cerca de 15 cm) ou uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Quando a panela estiver quente, adicione a manteiga e esquente até começar a chiar. Movimente a panela para distribuir a manteiga à medida que ela derrete. Quando a manteiga parar de chiar e sua espuma diminuir, adicione os ovos.

Faça uma pausa para deixar os ovos aquecerem ligeiramente e, em seguida, com uma espátula à prova de calor, mexa vigorosamente (em círculo) – lembrando de trazer as laterais para o meio da mistura ocasionalmente, de modo que cozinhe uniformemente.

Quando estiver (firme), bata a panela suavemente no fogão para soltar a omelete. Se estiver aderindo ao fundo da panela, solte-a com uma espátula à prova de calor.

Segure a panela em um ângulo de 45º graus em relação ao fogão e dobre cuidadosamente a omelete como uma carta. Cozinhe até o ponto desejado levantando a panela ou reduzindo o calor para evitar corar. (Uma omelete clássica não cora ou doura). Passe para um prato quente e sirva.

Modo de preparo sugestões de recheio:

Existem muitos recheios de omelete, tanto crus quanto cozidos, doces e salgados. Este é um ponto de partida, mas sinta-se livre para improvisar.

Uma vez que os ovos estiverem no ponto, adicione alguns desses ingredientes antes de dobrar. Um método alternativo, para usar com recheios delicados, como creme fraiche e ervas, frutas frescas ou caviar: enrolar a omelete e, depois, abrir o topo, como você faria com uma batata assada, para recheá-la.

Use as ervas sozinhas ou combinadas, como a combinação clássica de ervas finas (partes iguais de salsa, cerefólio, cebolinha e estragão). Pincele a omelete finalizado com manteiga e polvilhe com ervas adicionais. As ervas também podem ser adicionadas à mistura de omelete para aromatizar os ovos de forma mais completa.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.