No dia anterior, coloque os feijões de molho em um recipiente grande e leve à geladeira; coloque água fria ultrapassando os feijões em 5 cm. No dia, escorra os feijões, enxágue-os em água fria e escorra-os novamente. Coloque-os em uma panela grande com 8 xícaras de água fria. Quando levantar fervura, diminua o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Mexa de vez em quando e, com uma escumadeira, retire a espuma que formar na superfície da panela. Os feijões devem ficar macios e perder a pele.
Enquanto isso, aqueça o azeite em uma caçarola ou panela de ferro média (25 cm) sobre fogo médio. Coloque a panceta e a cebola e refogue sobre fogo médio para alto por 12 a 18 minutos, até dourar. Acrescente o alho e a pimenta calabresa e refogue por mais um minuto. Acrescente os tomates, o vinho, 4 xícaras de caldo de frango, 1 colher de sopa de sal e 1 colher de chá de pimenta-do-reino; desligue o fogo.
Escorra os feijões e adicione 2/3 deles à sopa. Passe o restante dos feijões por um passa verdura e descarte as peles. Junte o purê de feijão e o macarrão à sopa; quando levantar fervura, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o macarrão ficar macio. Adicione até 2 xícaras de caldo de frango, caso a sopa esteja muito grossa. Acrescente o queijo parmesão e o vinagre. Sirva a sopa em bowlsgrandes e rasos e finalize com um fio de azeite de oliva, um pouquinho de parmesão e o manjericão. Sirva quente com mais parmesão.