Receitas

Pizza com Aspargos e Queijo Robiola

Ver todas as receitas Loucos por Churrasco
Rendimento 4 a 6 porções
Tempo Ativo 25 minutos
Tempo de preparo 3 horas e 45 minutos
Tempo inativo 3 horas e 20 minutos
Tempo de cozimento 10 minutos
Tempo total 3 horas e 55 minutos
Dificuldade de preparo Fácil

Ingredientes:

  • 2 1/4 colheres de chá de fermento biológico seco (um envelope de 7g)
  • 2 xícaras de água morna (43 a 46 graus Celsius)
  • 5 a 5 1/2 xícaras de farinha de trigo especial para pães (sem passar por branqueamento químico), de preferência orgânica, e um pouco mais para polvilhar
  • 2 colheres de chá de sal marinho refinado
  • Azeite de oliva extravirgem para regar
  • Sal kosher e pimenta-do-reino moída na hora
  • 450g de queijo robiola em fatias finas
  • 6 aspargos frescos grandes, limpos e cortados em lascas finas com um descascador de legumes
  • 2 xícaras de queijo pecorino cortado em lascas (use um descascador de legumes)
  • 1 colher de chá de raspas frescas de limão siciliano
  • 1/4 xícara de salsa fresca finamente picada

Modo de preparo:

Dissolva o fermento na água morna em uma tigela grande e deixe descansar por 5 minutos. Junte 3 xícaras de farinha e o sal, mexendo até ficar homogêneo.

Junte 2 xícaras adicionais de farinha; continue adicionando farinha (no máximo mais 1/2 xícara), 1 colher de sopa de cada vez, mexendo até que a massa se desprenda da tigela, mas ainda esteja pegajosa.

Coloque a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e amasse com as mãos levemente enfarinhadas. Comece batendo a massa sobre a superfície, puxando-a em sua direção com uma mão e empurrando-a para longe com a outra. Dobre a massa de volta (use um raspador ou uma faca grande para ajudar a raspar a massa da superfície). Repita o processo até que a massa esteja mais fácil de manusear, cerca de 10 vezes. Trabalhe a massa até ficar lisa, elástica e macia, mas ainda um pouco pegajosa, cerca de 10 minutos.

Molde a massa formando uma bola e transfira para uma tigela levemente untada com azeite, virando a massa para revestir completamente com o azeite. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local aquecido até dobrar de volume, cerca de 3 horas.

Pressione com o dedo para ver se está pronta; o buraco formado com o dedo deve permanecer. Delicadamente, retire a massa da tigela e divida ao meio. Enrole cada metade formando uma bola e coloque sobre uma assadeira levemente enfarinhada. Pincele levemente com azeite de oliva, cubra com filme plástico e deixe descansar 15 minutos.

Prepare o carvão em um preparador (permitindo que o carvão queime até que todo o carvão esteja coberto com uma camada fina de cinzas). Adicione à grelha, criando um fogo de dois níveis, espalhando e empilhando as brasas na metade do fundo da grelha, e deixando a outra metade sem brasas.

Estique e abra cada bola de massa formando um retângulo de 30cm por 25cm. Pincele um dos lados com azeite e polvilhe com sal e pimenta. Coloque a massa sobre a grelha, lado com azeite para baixo, sobre o calor direto. Pincele o topo com azeite e polvilhe com sal e pimenta. Grelhe até ficar bem chamuscado, 1 a 2 minutos. Vire, feche a tampa da grelha e deixe mais 1 a 2 minutos.

Transfira a pizza para uma assadeira que caiba dentro da grelha tampada. Espalhe metade do queijo robiola por cima. Retorne a pizza já na assadeira à grelha, tampe e deixe aquecer alguns minutos para derreter o queijo. Transfira a pizza para uma tábua de corte. Espalhe as lascas de aspargos e em seguida as lascas de queijo pecorino por cima. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Polvilhe com as raspas de limão-siciliano e a salsa, e em seguida regue com azeite.

Repita com o restante da massa e ingredientes da cobertura.

Anterior Próxima