No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 3 pizzas
      Tempo de preparo: 45 minutos
      Tempo inativo: 2 horas
      Tempo de cozimento: 2 horas e 20 minutos
      Tempo total: 5 horas e 5 minutos
      Dificuldade de preparo: Intermediário

Pizza de Ricota com Alho Assado

Ingredientes

Para a massa:

  • 1 1/2 xícara de água, em temperatura ambiente
  • 15g de fermento fresco ou 1 pacote de fermento seco
  • 4 xícaras de farinha para pão, além de mais para polvilhar (recomendado: farinha para pão King Arthur),
  • 1 colher de sopa de sal kosher
  • Um pouco de azeite de oliva (cerca de uma colher de sopa)
  • Spray de cozinha

 

Para a Ricota com Alho Assado:

  • 2 cabeças de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva, além de mais para misturar
  • Pitada de sal kosher e pimenta
  • 2 xícaras de ricota

 

Para as Cebolas-roxas no Forno:

  • 4 cebolas roxas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

 

Para a abobrinha:

  • 2 abobrinhas verdes
  • 2 abóboras amarelas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva, além de mais para regar
  • 2 colheres de chá de flocos de pimenta-calabresa
  • 2 colheres de chá de raspas de limão-siciliano (cerca de 2 limões)
  • Pitada de sal kosher e pimenta
  • Muçarela fresca, fatiada, para servir

Modo de preparo

Para a massa:

Na tigela de uma batedeira, dissolva o fermento na água até não restar mais nenhum pedacinho de fermento. Sem seguida, adicione a farinha e comece a bater em velocidade baixa; utilize a batedeira, equipada com o batedor em formato de gancho. Depois que a farinha e a água começarem a se misturar, adicione o sal e bata por mais um minuto; até que toda a farinha que está na lateral da tigela seja incorporada.
Se a massa grudar na lateral da tigela, adicione lentamente a farinha até que ela comece a firmar em volta do gancho. Acrescente o azeite e misture por mais 5 minutos.

Deixe a massa descansar na tigela, coberta, por 10 minutos. Enquanto isso, borrife uma assadeira ou uma panela de alumínio com spray de cozinha.
Depois que a massa estiver pronta, coloque-a na superfície de trabalho levemente enfarinhada.
Divida a massa em três porções de 290g cada. Usando as mãos, dobre a massa sobre ela mesma, apertando-a para retirar as bolsas de ar à cada dobra. Passe farinha nas mãos se a massa estiver muito grudenta.
Quando a massa estiver firme o suficiente para manter o formato, coloque-a na assadeira untada e pulverize a parte superior com um pouco do spray de cozinha. Cubra com filme plástico e deixe descansar, por 1 hora a 1 hora e 30 minutos, à temperatura ambiente. A massa deverá, pelo menos, dobrar de tamanho. Você também pode deixar a massa descansar na geladeira durante a noite e retirá-la 30 minutos antes de usar.

Enquanto a massa estiver crescendo, prepare a Ricota com Alho Assado, a abobrinha fatiada e as Cebolas-roxas no Forno. Comece a assar o alho imediatamente, pois é o que levará mais tempo.

 

Para a Ricota com Alho Assado:

Preaqueça o forno a 200ºC. Corte a parte de cima da cabeça do alho. Regue o alho com o azeite, embrulhe em papel alumínio e asse por 45 minutos a 1 hora. Depois de tenro, retire do forno e deixe esfriar.
Em uma tigela de aço inoxidável, esprema o alho já assado para fora. Adicione um pouco de azeite e uma pitada de sal e pimenta. Com o alho na tigela, amasse-o até que fique com a consistência de uma pasta; use uma espátula para isso.
Acrescente a ricota e misture delicadamente, de baixo para cima, até que o alho esteja completamente incorporado.

Para as Cebolas-roxas no Forno:

Aumente a temperatura do forno para 260ºC. Corte as pontas das cebolas e retire a camada externa, que é mais resistente. Corte ao meio no sentido do comprimento e, em seguida, corte em fatias finas.

Coloque as cebolas em uma assadeira, regue com o azeite e cozinhe, por 15 a 20 minutos, até começar a ver pequenos pedaços tostados. Deixe esfriar.

Para a abobrinha:

Enquanto as cebolas assam, corte as extremidades da abobrinha e da abóbora e, em seguida, corte em fatias finas enviesadas. Coloque as fatias em uma tigela de metal juntamente com o azeite, os flocos de pimenta, as raspas de limão, o sal, a pimenta e misture.

Para montar a pizza:

Deixe a temperatura do forno a 260ºC. e enfarinhe levemente a superfície de trabalho. Pegue uma das bolas de massa para abrir.
Começando pelas bordas, pressione (abra) suavemente a massa, tomando cuidado para não puxá-la. Continue pressionando as bordas e trabalhe em direção ao centro, mantendo a massa redonda. Certifique-se de polvilhar farinha em ambos os lados, pelo menos duas vezes durante este processo.

Depois que você abrir a massa e ela ficar com cerca de 35cm, coloque-a em uma fôrma de pizza redonda de alumínio ou em uma casca de madeira se você planeja assa-la em uma pedra de pizza.

Comece a montar a pizza espalhando a mistura de ricota por toda a base. Coloque várias fatias de muçarela sobre a massa. Em seguida, adicione as fatias de abobrinha, as fatias de abóbora e as cebolas-roxas assadas.
Regue com azeite e se você estiver usando a assadeira de alumínio coloque no forno, ou se você estiver usando a casca e madeira deslize em uma pedra de pizza.

Deixe assar por cerca de 10 minutos, em seguida, deslize a pizza para a direita sobre a grade do forno e cozinhe por mais 5 a 10 minutos ou até que a massa fique dourada. Repita o mesmo processo com os pedaços de massa restantes.

Equipamentos Especiais: uma fôrma de pizza de alumínio redonda ou uma casca de madeira e uma pedra de pizza

Esta receita foi fornecida por um chef, restaurante ou profissional de culinária e não foi testada para uso doméstico.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.