Receitas

Rolinhos de Berinjela com Ricota, Nozes e Hortelã

Ver todas as receitas Menu da Semana
Rendimento 4 porções
Tempo de preparo 10 minutos
Tempo de cozimento 5 minutos
Tempo inativo 1 hora
Tempo total 1h 15 min
Dificuldade de preparo Fácil

Ingredientes:

  • 1 berinjela grande, cortada longitudinalmente em fatias de cerca de 0,6cm de espessura
  • Sal kosher
  • 2 colheres de sopa de pedaços de nozes cruas
  • 1 xícara de ricota semi-desnatada
  • 1 dente de alho, picado
  • 2 colheres de chá de folhas de hortelã fresca picada, mais algumas folhas inteiras para decorar
  • 1 tâmara ou 1 ameixa, finamente picada
  • Suco de 1 limão-siciliano
  • Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo:

Coloque uma gradinha sobre uma assadeira. Coloque as fatias de berinjela na gradinha, salgando generosamente cada fatia (cerca de 1/4 colher de chá por fatia). Coloque outra assadeira por cima da berinjela e faça peso com algumas latas. Deixe descansar por 30 minutos. Vire as fatias de berinjela, polvilhe com mais sal, pese novamente e deixe descansar por mais 30 minutos. (Isso drena os sucos amargos.) Enquanto isso, torre as nozes.

 

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Espalhe as nozes em uma assadeira pequena e coloque no forno até ficarem douradas e aromáticas, cerca de 5 minutos. Quando estiverem frias o suficiente para manusear, pique finamente.

 

Faça o recheio de ricota: Passe a ricota por uma peneira para uma tigela média. Isto dá ao queijo uma textura leve, arejada. Adicione as nozes tostadas, alho, hortelã, tâmara, metade do suco de limão, uma pitada de sal e um fio de azeite de oliva. Mexa bem, tempere a gosto e reserve.

 

Lave bem as fatias de berinjela e seque. Aqueça uma chapa para grelhar sobre fogo médio-alto. Pincele as fatias de berinjela com azeite de oliva de um lado; coloque o lado pincelado para baixo na chapa quente e pincele o outro lado. Cozinhe até dourar, cerca de 2 minutos, em seguida vire e cozinhe por mais 2 minutos.

 

Para montar os rolinhos, coloque duas colheres de sopa de recheio sobre a ponta de uma fatia de berinjela. Enrole e coloque em uma travessa com a emenda para baixo. Cubra os rolinhos de berinjela com o suco de limão restante, um fio de azeite extra-virgem e as folhas de hortelã reservadas, rasgando sobre o prato. Sirva quente ou em temperatura morna.

Anterior Próxima