No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 6 sanduíches de sorvete
      Tempo de preparo: 35 minutos
      Tempo inativo: 35 minutos
      Tempo de cozimento: 15 minutos
      Tempo total: 1 hora e 25 minutos (incluindo o tempo de refrigeração)
      Dificuldade de preparo: Fácil

Sanduíches de Biscoito e Sorvete com Caramelo Salgado

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de cremor de tártaro
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 de colher de chá de sal kosher
  • 3/4 de colher de chá de canela em pó
  • 1/4 de xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara (1 tablete) de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara bem cheia de açúcar mascavo claro; aperte bem o açúcar dentro da xícara para caber mais
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 ovo grande
  • 3 xícaras de sorvete de creme com calda de caramelo salgado (recomendado: sorvete Dreyer’s Grand Caramel Delight), ligeiramente amolecido
  • 510g de pecãs torradas salgadas e grosseiramente picadas

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 170ºC. Forre 2 assadeiras com papel manteiga.

 

Em uma tigela média, coloque a farinha, o cremor de tártaro, o bicarbonato de sódio, o sal, e usando um batedor manual, misture. Reserve.

 

Em uma tigela pequena, misture a canela e 2 colheres de sopa de açúcar cristal. Reserve.

 

Na tigela grande de uma batedeira, coloque a manteiga, o açúcar mascavo, as 2 colheres restantes de açúcar cristal e bata, em velocidade média, por aproximadamente 3 minutos, até a mistura ficar clara e aerada. Utilize uma espátula para raspar os lados da tigela.

 

Junte a baunilha, ovo e bata, por cerca de 1 minuto, até que esteja levemente combinado. Novamente raspe os lados da tigela, reduza a velocidade para baixo e gradualmente adicione a mistura de farinha, batendo apenas até incorporar, cerca de 1 minuto. A massa irá se juntar, soltar e ficar pegajosa.

 

Divida a massa em 12 porções iguais, cerca de 1 colher de sopa cheia cada. Usando as mãos, enrole cada porção do tamanho de uma bola de golfe.

 

Role as bolas de massa na mistura de canela-açúcar e coloque-as sobre as assadeiras preparadas; coloque as bolas com 2 centímetros de distância uma da outra.

 

Asse, por 10 a 12 minutos, até que estejam cozidas e com as bordas ligeiramente douradas. Deixe esfriar por 5 minutos, em seguida, transfira os biscoitos para uma grade, por cerca de 30 minutos, para esfriar completamente.

 

Enquanto isso, divida o sorvete amolecido entre os 2 pratos de papel para sopa (os pratos devem ser aproximadamente o mesmo diâmetro que os biscoitos), então congele.

 

Quando estiver pronto para montar os sanduíches de sorvete, coloque as nozes em um prato se sobremesa plano. Usando uma faca serrilhada, corte rodelas de sorvete 2,5 cm – em linha reta através dos pratos de papel – faça grandes e belos círculos de sorvete para rechear os sanduíches.

 

Coloque uma rodela de sorvete em cima do lado de baixo de um biscoito e cubra então com outro biscoito com um lado direito acima, pressionando para baixo para dar forma a um sanduíche. Repita o mesmo procedimento, com os biscoitos e as rodelas de sorvete restantes.

 

Role as bordas dos sanduíches nas nozes, use as mãos, se necessário, para ajudar as nozes a aderir à parte exposta do sorvete.

 

Sirva imediatamente ou congele, coberto, por até 3 dias.

 

Dica do Chef: Para montar os biscoitos sem recipientes de papel, coloque 6 biscoitos completamente frios de cabeça para baixo em uma superfície de trabalho limpa e seca. Trabalhando rapidamente e usando uma colher, coloque cerca de 1/2 xícara de sorvete ligeiramente amolecido em cada biscoito e, com uma espátula ou faca de cozinha, espalhe o sorvete até as bordas. Coloque outro biscoito por cima, com o lado direito para cima, e pressione para formar um sanduíche. Role-os nas nozes.

 

Equipamento Especial: Pratos de papel (recipientes) para sopa de 2 litros, opcional.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.