No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 6 a 8 porções
      Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
      Tempo de cozimento: 2 horas
      Tempo total: 3 horas e 30 minutos
      Dificuldade de preparo: Intermediário

Torta de Maçã

Episódio: Sobremesas
por

Ingredientes

Massa:

  • 2 1/2 xícaras de farinha
  • 4 colheres de chá de açúcar
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 14 colheres de sopa de manteiga gelada e cortada em cubos
  • 1 ovo grande, levemente batido com 2 colheres de sopa de água fria

Recheio:

  • 2 colheres de sopa de suco de limão-siciliano espremido na hora
  • 1,3 kg de maçãs como Golden Delicious, Cortland ou Mutsu
  • 2/3 de xícara de açúcar, e um pouco mais para polvilhar a torta
  • 1/4 xícara de manteiga sem sal
  • 1/4 colher de chá de canela em pó
  • Pitada generosa de noz-moscada em pó
  • 1 ovo grande levemente batido

Modo de preparo

Fazendo a massa com as mãos. Em uma tigela média, misture a farinha, o açúcar e o sal. Usando os dedos, misture a manteiga aos ingredientes secos até se assemelhar à farinha de milho amarela misturada com pedaços de manteiga do tamanho de feijões.

Se a mistura de farinha / manteiga ficar quente, coloque-a na geladeira por 10 minutos antes de continuar.

Adicione o ovo e mexa a massa com um garfo, ou com a mão, na tigela. Se a massa estiver seca, adicione até uma colher de sopa de água fria.
Fazendo a massa em um processador de alimentos. Com o processador equipado com uma lâmina de metal, pulse a farinha, o açúcar e o sal para misturá-los. Adicione a manteiga e pulse cerca de 10 vezes até que se pareça com farinha de milho amarela misturada com pedaços de manteiga do tamanho de feijões. Adicione o ovo e pulse 1 ou 2 vezes. Não deixe a massa virar uma bola no processador.

Se a massa estiver muito seca adicione até uma colher de sopa de água fria). Retire a tigela do processador, remova a lâmina e junte a massa com as mãos.
Forme um disco com a massa, envolva-o em um filme de PVC e refrigere por ao menos 1 hora até ficar completamente frio.
Faça o recheio. Coloque o suco de limão em uma tigela média. Descasque, corte pela metade e retire as sementes das maçãs. Corte cada metade em 4 cunhas. Coloque as maçãs junto com o suco de limão. Adicione o açúcar e misture para cobrir uniformemente as maçãs.
Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio-alto. Adicione as maçãs e cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo, até que o açúcar dissolva e a mistura começa a ferver. Tampe a frigideira, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por cerca de 7 minutos até que as maçãs amoleçam e soltem a maior parte de seu líquido.
Coloque as maçãs em uma peneira sobre uma tigela média para recolher todo o líquido. Chacoalhe a peneira para obter o máximo de líquido possível. Retorne o líquido para a frigideira, e o cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos até engrossar e estar levemente caramelizado.
Em uma tigela média, coloque as maçãs com o suco reduzido e as especiarias. Reserve para esfriar completamente. (Esse recheio pode ser feito até 2 dias antes e refrigerado ou congelado por até 6 meses).
Corte a massa pela metade. Em uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha, abra cada metade da massa em um disco de cerca de 30 cm de largura. Coloque a massa entre dois pedaços de papel manteiga em uma assadeira e a refrigere por ao menos 10 minutos.
Coloque a grade no terço inferior do forno e o preaqueça a 190ºC.
Coloque um dos discos de massa no fundo de uma fôrma de torta de 22 cm e corte-o para que fique com cerca de 1,5 cm para fora da borda. Coloque o recheio de maçã na fôrma e o amontoe ligeiramente no centro. Pincele as bordas da massa com o ovo. Coloque o segundo disco de massa por cima. Dobre a camada superior da massa sob a borda da camada inferior e pressione uma borda contra a outra para grudá-las. Decore a borda conforme desejado. Pincele a superfície da massa com ovo e depois polvilhe açúcar por cima. Faça pequenos buracos na parte superior da massa em vários lugares para permitir que o vapor saia ao assar. Refrigere por pelo menos 15 minutos.

Asse a torta em uma assadeira por cerca de 50 minutos até formar uma crosta dourada. Deixe esfriar em uma grade de metal antes de servir. A torta mantém-se bem em temperatura ambiente (coberta) por 24 horas ou refrigerada por até 4 dias.


Dica do Chef :

Você pode congelar a torta antes de assar, mas não pincele com ovo ou polvilhe com açúcar antes. Coloque a torta no congelador por 30 minutos, para endurecer ligeiramente e, em seguida, cubra-a com filme de PVC. Congele por até 6 meses.

Quando estiver pronta para assar, desenrole a torta e pincele-a com ovo e polvilhe com açúcar. Asse, ainda congelada, por cerca de 1 hora e 10 minutos até ficar dourada.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.