No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 1 torta ou cerca de 8 porções
      Tempo de preparo: 20 minutos
      Tempo inativo: 2 horas
      Tempo de cozimento: 1 hora e 15 minutos
      Tempo total: 3 horas e 35 minutos
      Dificuldade de preparo: Intermediário

Torta de Nozes Pecã

Episódio: Sobremesas
por

Ingredientes

Para a Massa:

  • 1 ¼ xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1/8 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de manteiga resfriada (1 tablete cortado em cubos)
  • 1 ovo grande, levemente batido
  • Farinha, para sovar a massa

 

Para o Recheio:

  • 5 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 xícara de açúcar mascavo light
  • 3/4 de xícara de xarope de milho light
  • 1/2 colher de chá de sal fino
  • 2 xícaras de nozes pecãs picadas e torradas
  • 1 a 2 colheres de sopa de bourbon
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha puro
  • 3 ovos, levemente batidos

Modo de preparo

Faça a massa na mão: em uma tigela média, misture a farinha, o açúcar e o sal. Introduza a manteiga e, com os dedos, vá misturando aos ingredientes secos até parecer farinha de milho com pedacinhos de manteiga. (Se essa mistura ficar quente, refrigere-a por 10 minutos antes de prosseguir.) Adicione o ovo e continue sovando dentro da tigela. Se preferir, use um garfo. Se a massa estiver seca, adicione até uma colher de sopa de água fria à mistura.

 

Alternativamente, bata a massa em um processador de alimentos. Bata a farinha, o açúcar e o sal até homogeneizar. Adicione a manteiga e bata até que a mistura se pareça com farinha de milho com pequenos pedaços de manteiga, por cerca de 10 pulsadas. Adicione o ovo e bata mais 1 ou 2 vezes. Não deixe a massa embolotar na máquina. (Se a massa estiver muito seca, coloque uma colher de sopa de água fria). Retire o copo da máquina, remova a lâmina e traga a massa com a mão.

 

Faça um disco com a massa, enrole-a no plástico filme e refrigere até ficar completamente resfriada, por pelo menos 1 hora. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo em um círculo de 30cm por cerca de 0,30cm de espessura. Transfira a massa para uma fôrma para torta de 22cm. Corte as bordas da massa, deixando cerca de 3cm extra sobre a borda da assadeira. Enrole este excesso de massa sobre si mesmo para formar uma borda grossa ao redor da torta. Enrole no formato que desejar. Congele essa base por 30 minutos.

 

Posicione duas grelhas no forno: uma ao meio, outra no degrau mais baixo e preaqueça-o a 205 °C. Coloque um pedaço de papel-manteiga ou papel de alumínio sobre a base da torta e sustente-a com grãos de feijão ou bolinhas de peso para torta. coloque para assar na grelha central até que a massa esteja firme, por cerca de 20 minutos.

 

Retire do forno e remova o papel, assim como os pesos (ou feijões). Continue a assar até que a massa esteja levemente dourada, por cerca de mais 10 minutos. Reduza a temperatura do forno para 175 °C.

 

Enquanto a crosta externa assa, prepare o recheio: em uma panela média, misture a manteiga, o açúcar mascavo, o xarope de milho e o sal. Leve à fervura em fogo médio, mexendo constantemente. Mantenha a fervura por mais 1 minuto. Retire do fogo e adicione as nozes, o bourbon e a baunilha. Reserve e deixe esfriar por cerca de 5 minutos. (Se a massa estiver fria, volte ao forno por 5 minutos para aquecer novamente).

 

Misture os ovos batidos ao recheio até ficar cremoso. Transfira a crosta para uma assadeira e despeje o recheio dentro dela, quente. Asse na parte mais baixa do forno até que as bordas estejam douradas, mas o centro ainda esteja levemente mole, por cerca de 40 a 45 minutos. (Se as bordas começarem a ficar escuras, cubra-as com papel alumínio na metade do tempo de cozimento). Deixe esfriar. Sirva morna ou em temperatura ambiente.

 



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.