No ar
a partir 12:00
a partir 12:30
  •   
      Rendimento: 6 porções
      Tempo de preparo: 45 minutos
      Tempo inativo: 1 hora e 30 minutos
      Tempo de cozimento: 1 hora
      Tempo total: 1 hora e 35 minutos
      Dificuldade de preparo: Intermediário

Tortinhas de Limão com Merengue

Episódio: Sobremesas
por

Ingredientes

Crosta:

  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • Pitada de sal
  • 1 gema grande de ovo
  • 3/4 de xícara de farinha e um pouco mais para polvilhar
  • 1 colher de chá de sour cream ou iogurte
  • Óleo em spray para untar as fôrmas de muffin

 

Recheio de Limão-Siciliano:

  • 1/3 de xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 4 gemas grandes de ovo
  • 2 colheres de sopa de suco de limão-taiti (cerca de 1 limão)
  • 1 colher de sopa de raspas de limão-siciliano ralado mais 1/4 de xícara de suco de limão-siciliano
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de clara de ovo (cerca de 2 ovos grandes)
  • 1/4 colher de chá de creme de tártaro
  • Pitada de sal

Modo de preparo

Equipamentos especiais:

Um cortador de biscoito redondo de 12 cm, uma fôrma antiaderente para 6 muffins, 6 forminhas de papel para muffins e um maçarico de cozinha, opcional.

 

Crosta:

Bata a manteiga em uma batedeira elétrica em velocidade média-alta até ficar lisa. Adicione o açúcar e o sal e continue a bater até obter uma mistura homogênea. Raspe as laterais da tigela e então acrescente a gema de ovo. Adicione metade da farinha, batendo até ficar friável. Raspe as laterais da tigela novamente. Adicione a farinha restante e o sour cream, batendo apenas até que a massa esteja uniformemente umedecida. Coloque a massa em uma superfície de trabalho levemente polvilhada com farinha e sove para unificá-la.

 

Usando um rolo, abra a massa entre 2 folhas de papel manteiga polvilhadas com farinha para formar um círculo com cerca de 0,6cm de espessura. Refrigere por 1 hora.

 

Corte seis círculos de 12cm usando uma tigela invertida ou um cortador de biscoitos redondo. Coloque um círculo em cada orifício da fôrma de muffin antiaderente e use um copo pequeno ou seus dedos para pressionar cada círculo nos cantos e até a metade nas laterais, apertando bem. Congele a massa na fôrma de muffin por 15 a 30 minutos.

 

Posicione a grade no terço inferior do forno e o aqueça até 160 °C. Unte o exterior de 6 forminhas de papel para muffins com óleo em spray e as coloque em cima de cada orifício da fôrma com massa. Encha as forminhas com feijões ou pesos de cerâmica para tortas. Asse por 25 a 30 minutos até as crostas ficarem douradas ao redor das bordas. Deixe esfriar por cerca de 1 minuto e então retire cuidadosamente as forminhas de muffin e os feijões. Retorne a fôrma de muffin para o forno e continue assando até que as crostas sejam cozidas e uniformemente douradas ? 15 a 20 minutos mais. Deixe esfriar um pouco e então remova cuidadosamente as crostas da fôrma de muffin e as coloque em uma grade de metal para que esfriem completamente.

 

Recheio de limão:

Combine o açúcar, o amido de milho e as gemas de ovos em uma panela não reativa. Cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 1 minuto, mexendo constantemente até que a mistura esteja homogênea e o açúcar dissolvido. Adicione o suco de limão-taiti, as raspas e o suco de limão-siciliano e continue a cozinhar por 3 ou 4 minutos, mexendo constantemente, até que a mistura esteja tão espessa quanto sour cream e prestes a ferver. (Não se esqueça de raspar as laterais da panela para que todo o creme esteja cozido uniformemente)

 

Passe o creme por uma peneira fina e o transfira para uma tigela. Acrescente a manteiga, um pouco de cada vez, até ficar uniforme. Mexa ocasionalmente até esfriar. (Colocar a tigela dentro de uma tigela maior com gelo acelerará o processo). Encha cada tortinha com 1 1/2 colheres de sopa do recheio frio de limão.

 

Merengue:

Ferva um pouco de água em uma panela que possa acomodar uma tigela por cima. Misture o açúcar, as claras, o creme de tártaro e o sal na tigela à mão. Coloque a tigela em cima da panela com a água fervendo e a aqueça mexendo por 1 a 2 minutos, até que a mistura fique quente ao toque (60°C) e o açúcar esteja dissolvido. Transfira a tigela para a batedeira elétrica equipada com um batedor de claras e bata a uma velocidade média-alta até que se formem picos macios. Aumente a velocidade para alta e continue a bater por cerca de 10 minutos para fazer um merengue firme e que esteja frio. Coloque o merengue por cima do recheio de limão usando um saco de confeiteiro ou uma colher.

 

Pouco antes de servir, doure o merengue com um maçarico de cozinha. (Como alternativa, preaqueça o broiler a uma temperatura alta. Coloque as tortinhas em uma assadeira sob o broiler até que o merengue esteja dourado uniformemente – cerca de 2 minutos.) Sirva imediatamente ou refrigere até estar pronto para servir.

 

Para cozinheiros ocupados:

Elas podem ser refrigeradas por até 2 dias. Elas também congelam maravilhosamente bem! Podem ser montadas e congeladas com até 1 semana de antecedência. Descongele por 20 minutos antes de colocá-las no broiler e servir.

 

Para preparar em etapas com antecedência:

– As crostas podem ser feitas, assadas e congeladas por até 2 semanas.

– O creme pode ser feito com até 3 dias de antecedência e refrigerado.

– O merengue pode ser feito com 1 dia de antecedência e refrigerado.

 

Maçaricos de propano são altamente inflamáveis e devem ser mantidos longe do calor, de chamas e de exposição prolongada à luz solar. Eles devem ser usados apenas em áreas bem ventiladas. Siga as instruções do fabricante do maçarico para o uso.



Mais receitas do programa



Veja todas as receitas do programa


Mais receitas por



Veja todas as receitas do chef
©2019 Discovery Networks International. All rights reserved.